CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
04/02/2022
Daep cria caminhão para higienização de containers
DA REDAÇÃO
Com a modernização do sistema de coleta de lixo orgânico por meio da implementação de containers em alguns bairros de Penápolis, encontrou-se um novo desafio: a higienização desses equipamentos. Pensando nisso, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis – Daep, adaptou um caminhão que estava desativado, para realizar a higienização completa dos contentores de lixo.
O caminhão foi projetado por Luís Carlos Capraro, Diretor de Obras do Daep estima-se que com a adaptação, gerou uma economia de mais de R$ 270 mil nos cofres públicos, visto que, o Daep não precisou adquirir um caminhão específico para essa tarefa.
Vale ressaltar que o processo de higienização tem economia de água, pois é utilizado equipamento de alta pressão que pulveriza a água e também não contamina as vias públicas com á água suja, pois o efluente volta para o compartimento do caminhão. A limpeza nos containers ocorrerá toda quarta-feira a partir das 6h, iniciando-se pela área central e na sequência os bairros Residencial Gimenes, Benone Soares, Marco Guerrero 1 e 2 e Residencial Palmares. A higienização do contentor de lixo demora em média 15 a 20 minutos.
O Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega destaca que além da rapidez com que os contentores de lixos são lavados, higienizados e devolvidos para uso dos munícipes, tem a questão importante para o meio ambiente que é o baixo consumo de água em todo o processo.
Modernização na coleta de lixo
O novo sistema de coleta de resíduos sólidos através de contentores de lixo faz parte do Programa Saneamento Solidário. A utilização correta dos equipamentos oferece diversos benefícios não só para a população local como para o meio ambiente, pois o lixo fica protegido das variações climáticas, evitando enchentes; elimina odores indesejados e poluição visual; evita os sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais; reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças; evita o contato da população com o lixo; facilita a organização e o controle da coleta; a população pode descartar seu lixo a qualquer momento e incentiva a coleta seletiva.
A higienização ocorre no próprio local onde se encontram os dispositivos (nas ruas), seguindo os passos:
1. Posicionamento do caminhão próximo ao container para que faça o acoplamento do dispositivo ao caminhão por sistema hidráulico de elevação. Se o container tiver resíduo sólido, é recolhido e devidamente acondicionado pelo Daep.
2. Após o acoplamento na câmara de lavagem, p o equipamento é basculado e em seguida aciona-se o gerador de energia que ativa a bomba de alta pressão para iniciar a higienização do equipamento com água limpa.
3. O efluente da higienização é drenado para o próprio compartimento do caminhão e posteriormente é drenado para a lagoa de tratamento.
(Com AI/ Daep)
CIDADE E REGIÃO
PF e Gaeco fazem operação em SP e MG contra grupo suspeito de fraudar seguros de vida
CIDADE E REGIÃO
Marechal Rondon é a oitava melhor rodovia do Brasil
CIDADE E REGIÃO
Tradição: Lactário Dília Ribeiro inicia campanha de Natal 2024
CIDADE E REGIÃO
Penápolis possui vagas de emprego no PAT
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.