CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
08/07/2007
Crianças de Santo Amaro visitam Penápolis
Penápolis vai receber a partir do dia 16 de julho, uma caravana vinda de Santo Amaro (São Paulo), com 40 crianças estudantes da rede pública de ensino para passar uma semana na cidade e conhecer um pouco sobre a cultura e atividades desenvolvidas no interior.
São 20 meninos e 20 meninas entre nove e 11 anos que fazem parte do programa “Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Economia e Planejamento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio das prefeituras. Seu objetivo é trazer crianças dos grandes centros e litoral para conhecer e vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades durante as férias de julho. O programa também faz o percurso inverso: leva as crianças do interior para conhecer o litoral através do programa “Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia”, que é realizado todo início do ano.
Em janeiro de 2007, foi a vez de 40 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Mário Sabino”, da Vila Tóquio, conhecerem o mar pela primeira vez, ao visitar o litoral paulista. Agora em julho, é a vez de Penápolis sediar a vinda dos alunos de Santo Amaro e proporcionar horas de conhecimento e diversão.
Programação
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, encarregada de organizar as atividades dos visitantes, os alunos ficarão alojados no Emef “Casa da amizade”, local onde serão recepcionados na segunda-feira, com horário prevista às 15h. Na recepção eles receberão as boas-vindas do prefeito municipal e demais autoridades do município. Na terça-feira pela manhã, a caravana vai conhecer o Colégio Agrícola; à tarde, irá ao Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) conhecer o tratamento de água e esgoto e depois desenvolver atividades no CEA (Centro de Educação Ambiental). No período da noite, os alunos vão passear pela cidade de trenzinho. Na quarta-feira, dia 18, vão até a cidade de Braúna visitar a Aldeia Indígena Icatú. De tarde, vão fazer um passeio pelo Museu Histórico e Museu do Folclore; depois retornam ao alojamento para assistir um vídeo sobre o Salto do Avanhandava. Pela noite, as crianças vão curtir uma Festa Julhina realizada no próprio alojamento.
Na quinta-feira pela manhã, elas vão conhecer o Parbi, o Parque de Educação Ambiental da Flora Tietê e às 11h00, vão conhecer o Paço Municipal. No período da tarde, os alunos vão visitar o Salto do Avanhandava. À noite eles terão atividades como filmes e jogos educativos. Na sexta-feira, 20, eles retornam à Santo Amaro após o café da manhã. Segundo o secretário Municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, esse projeto é muito importante por resgatar os valores culturais e características regionais do estado de São Paulo. “Com tanta informação virtual, esse projeto é uma forma das crianças conhecerem as variedades culturais e trocar experiências com os colegas do interior, além do que estimula o turismo ao mostrar o que a cidade tem de bom, por exemplo, os Museus” – destaca. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.