![](img/ico-cadernos.png)
CADERNOS
![Classificados](img/banner-classificados.png)
![](img/ico-camera.png)
VÍDEOS
![](img/ico-tempo.png)
CLIMA
fale com o DIÁRIO
![Fone](img/ico-fone.jpg)
+55 (18) 3652.4593
![Endereço](img/ico-local.jpg)
![Email](img/ic_email.png)
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
07/09/2016
Crianças assistem teatro e aprendem sobre música erudita
![Detalhes Notícia](../fotos/noticias/noticia_26656.jpg)
DA REPORTAGEM
Os 250 alunos da EMEFI “Prof.ª Darcy Aparecida Buranello Marin”, no bairro Silvia Covas, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a música erudita na manhã desta terça-feira (06). Eles assistiram a apresentação da peça de teatro “2 por 4”, do grupo paulista Esparrama. O projeto foi a realização de uma nova etapa do Programa “A União Faz a Vida”, da cooperativa de crédito e investimentos Sicredi da Alta Noroeste/SP através da Sescoop/SP.
O Programa foi implantado na escola no início deste ano com o objetivo de contribuir com a educação de crianças e adolescentes através de projetos educacionais. Na oportunidade as crianças, professores e funcionários puderam se divertir com a história de um Quarteto de Cordas que chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços que estão disputando para decidir quem será o grande regente do dia.
Durante esta competição os palhaços/maestros demonstram suas “habilidades” musicais e acabam por apresentar de forma divertida os instrumentos de um quarteto e as propriedades do som. Por fim, descobrem que só estando em harmonia e cooperando um com o outro é que o espetáculo acontece de forma plena. A apresentação aconteceu de forma bastante interativa, onde as crianças puderam cantar clássicos da música infantil e aprenderam mais sobre o violino, a viola e o violoncelo.
Para a diretora da escola, Vera Aparecida do Prado Lopes, a apresentação foi uma ótima oportunidade para que as crianças possam aprender mais sobre um importante estilo de música. “Na verdade eles conheceram algo que foge da realidade de muitas destas crianças. Conhecer instrumentos como este e ter contato com a música erudita é algo que as estimula a conhecer um gênero musical diferenciado, o que é muito bom para elas”, comentou.
Ainda segundo ela, a parceria entre a escola e a Sicredi é algo que tem beneficiado muito os alunos. “Esta é uma parceria importante, que muito contribui para a educação destas crianças através de projetos educativos, além dos benefícios que nossos educadores estão tendo com mais capacitação”, afirmou.
União
Considerado a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa “A União Faz a Vida” completa 21 anos de atuação em 2016. Participam do programa 249 municípios brasileiros, que compreendem 1.368 escolas, 17.807 educadores e 215.752 crianças e adolescentes.
Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa contribui para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional por meio de projetos educacionais cooperativos.
O cenário de atuação são as salas de aula, escolas e seu entorno. E os atores são alunos, educadores e comunidade escolar, entre outros agentes, como secretarias estaduais e municipais de Educação. A metodologia envolve as chamadas expedições investigativas, que funcionam como ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados. Assim, a turma vai para a rua observar e experimentar, percorrendo a comunidade e descobrindo o ambiente a sua volta.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 113 anos de história, 3 milhões de associados e 1.366 pontos de atendimento, em 11 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás) do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais acionistas da Sicredi Participações S.A. uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Sescoop/SP
O Sescoop/SP surgiu em 1999 com o objetivo de contribuir para a revitalização das cooperativas paulistas, funcionando como um grande aliado cultural, econômico e social. Nesse primeiro momento, o maior desafio era aprimorar a gestão dos empreendimentos cooperativistas, tornando-os mais competitivos em um mercado em constante transformação.
Desde sua criação, o Sescoop/SP vem atuando, principalmente, em três diferentes frentes: formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas.
Ao longo de mais de 13 anos, o Sescoop/SP tem desenvolvido diversos programas e projetos que refletem diretamente na capacitação de pessoas ligadas às cooperativas, além de programas de caráter social que promovem integração, lazer e cultura do público cooperativista e das comunidades. Nesse período, também foram empreendidas diversas ações de monitoramento para apoiar a gestão das cooperativas, com consultorias especializadas, programas de capacitação de dirigentes e promoção de intercâmbios para troca de experiências, entre outras iniciativas.
(Rafael Machi – Com informações/Sicredi)
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.