Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/04/2021

Combate à Covid: Prédio é ofertado para receber estrutura hospitalar

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Hospital Luiz Valente está sendo oferecido sem custos de aluguel, desde que o espaço seja usado para tratamentos contra a Covid-19
DA REPORTAGEM
 
A informação de que o prédio onde funcionou o hospital de campanha de Penápolis poderia ser cedido à Prefeitura Municipal sem os gastos com aluguel para que o poder público use a estrutura para montar um centro de atendimento a pacientes com a Covid-19, causou muita repercussão nas redes sociais na internet nesta quinta-feira (08).
O prédio hoje é alugado para a Organização Social de Saúde (OSS) Associação Hospital Beneficente do Brasil, a AHBB, com sede em Lins e que foi responsável pelo serviço prestado no hospital de campanha até o início deste ano. A AHBB/Rede Santa Casa é também a responsável pela gestão da Santa Casa e Pronto Socorro de Penápolis.
A informação é que a OSS, responsável pelo pagamento do aluguel do prédio, possa ceder o espaço à Prefeitura para que o local seja utilizado para montar um centro de tratamento de pacientes com a covid. Caso isso ocorra, a família Valente abriria mão dos pagamentos mensais de aluguel cobrados da AHBB.
Desde o ano passado, antes mesmo do início das operações do hospital de campanha, a AHBB vinha firmando contrato com a família para o aluguel do espaço. O objetivo da OSS era o de montar um Centro Integrado de Saúde da Mulher com abrangência regional. Segundo o presidente da OSS, o médico Antonio Carlos Pinotti, o Centro funcionaria em parceria com o poder público estadual e municípios da região, além da Faculdade de Medicina da Funepe. “Este seria um centro referência em toda a região, com sede em Penápolis e privilegiando as mulheres da cidade que necessitassem deste atendimento”, comentou.
Com a definição de montar um Hospital de Campanha em Penápolis, foi feita uma parceria entre a AHBB e administração municipal passada, onde a Organização Social seria a responsável pela manutenção do serviço. Por haver contrato de aluguel entre a OSS e a família Valente, os pagamentos posteriores continuaram a serem feitos pela Organização Social, que paralisou seus projetos iniciais no prédio para iniciarem os trabalhos referentes à pandemia causada pela Covid-19.
Os pagamentos, feitos pela sede da AHBB em Lins totalizaram R$ 452 à família Valente e são referentes aos 10 meses de funcionamento do hospital de campanha. “A AHBB, desde que implantou o hospital no Luiz Valente, nunca cobrou, da Prefeitura, o aluguel sobre o espaço, nem na gestão anterior e nem na atual. A AHBB pagava o aluguel integralmente por sua sede, e não cobrava da Prefeitura. Portanto, a própria AHBB já presenteava os cidadãos e a Prefeitura com a gratuidade do aluguel. Sempre prestando excelência de atendimento e salvando vidas”, destacou Pinotti.
Desta forma, o presidente da OSS destacou que, se for de interesse da Prefeitura, a Organização Social irá ceder o espaço para que seja montado um suporte aos pacientes com Covid-19. “Já que a família Valente se isentou de receber os aluguéis que a AHBB vinha pagando, também em uma ação social junto à população, nós também cedemos o prédio para a Prefeitura Municipal para montar um equipamento no combate à Covid-19, desde que seja feito em contrato. Nós colocamos o prédio à disposição do prefeito”, ressaltou o médico. 
Pinotti destacou ainda que a AHBB/Rede Santa Casa, nunca deixou de realizar atendimento com qualidade à população e que, mesmo com uma dívida de R$ 1.782.036,89 que a Prefeitura mantém com a OSS sobre repasses dos serviços prestados, autorizou a montagem dos novos leitos na Santa Casa que antes estavam no hospital de campanha. “A AHBB, mesmo sem receber os valores pelos serviços prestados, jamais deixou de atender a população e de implantar os leitos COVID que funcionavam no Luiz Valente na Santa Casa”, finalizou o responsável. 
A reportagem do DIÁRIO entrou em contato com a Prefeitura de Penápolis, que informou que não iria se manifestar no momento.
 
(Rafael Machi)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade