CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
26/06/2018
Combate às drogas: Penápolis oferece serviço gratuito para tratamento
Hoje, dia 26 de junho, é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas afeta pessoas de diferentes idades e classes sociais e, para auxiliar o tratamento, a rede pública de saúde de Penápolis oferece um serviço gratuito, o Centro de Atenção Psicossocial CAPS II – Álcool e Drogas “Horizontes Reais”.
Segundo a chefe técnica do Caps, Isabel Cristina Ferreira Escudeiro de Moraes, o Caps AD oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita. “Para o atendimento, temos uma equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra e clínico geral, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros, entre outros profissionais”, contou.
“O tratamento do paciente que faz uso de drogas ou álcool é bastante complexo, por isso, o Caps oferece um atendimento integral, com acolhimento, atendimentos individuais e grupais, apoio social, orientação de atividades sócio-ocupacionais. O paciente receberá todo o auxílio necessário para tratar o seu transtorno”, explica Isabel.
Ainda segundo a chefe técnica do Caps, o objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. “Outro objetivo é integrar a família ao tratamento restabelecendo laços fragilizados; além de reduzir os sintomas através de medicação e participação em grupos terapêuticos”, afirmou.
O Caps AD também oferece um Programa Anti Tabagismo, com tratamento para evitar o consumo de cigarros. Todas as pessoas que enfrentam o vício em drogas e álcool podem procurar a unidade para tratamento. O Centro de Atenção Psicossocial CAPS II - AD “Horizontes Reais” está localizado na Rua Anchieta, 02 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h.
Conheça o serviço
O CAPS AD é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS (Sistema Único de Saúde), local de referência para a microrregião. Oferece tratamento para pessoas a partir dos 12 anos que sofrem com transtornos mentais (psicoses, neuroses) graves e persistentes decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Oferece atendimento integral, diário e personalizado, onde o paciente receberá acolhimento e tratamento com equipe multidisciplinar para remissão dos sintomas na crise, redução de danos, estabilização dos quadros patológicos e orientação para a administração da vida na abstinência.
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Penápolis terá Concerto de Natal nesta segunda-feira
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil prende acusado de tráfico no Gualter Monteiro
CIDADE E REGIÃO
Melhorias: nova etapa do programa "Asfalto Tinindo" é finalizada
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.