Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/01/2016

Cidade confirma primeiro caso positivo de dengue no ano

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Ação foi proposta e aprovada na Sala de Situação da Dengue em reunião que ocorreu ontem, no Paço Municipal

O município de Penápolis confirmou nesta semana o primeiro caso positivo de dengue neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado do exame, positivado para dengue, no final da tarde desta segunda-feira, 18. Trata-se de uma pessoa residente no bairro Planalto. Assim que foi confirmado o primeiro caso de dengue, o Serviço de Vigilância Epidemiológica iniciou as ações necessárias na região onde reside a pessoa infectada.
Na manhã de ontem, 19, os agentes de saneamento iniciaram o bloqueio e controle dos criadouros em uma área de 200 metros em torno do local onde foi registrado o caso positivo da doença.  
Durante todo o dia, os agentes percorreram casa a casa nessa área, entraram nas residências das pessoas, procuraram os criadouros do mosquito aedes aegypti, fizeram a eliminação desses criadouros e orientaram a procurar a unidade de saúde, caso alguém apresente os sintomas da doença.  
E hoje (20), a equipe da Vigilância realizará a nebulização dessa área, quando os funcionários fazem a aplicação de inseticida com bombas costais, no quintal das residências.

Alerta
A encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, alerta que esse é o primeiro caso positivo de dengue até o momento, mas Penápolis não está livre de outra epidemia.
“Infelizmente as pessoas estão descuidando e não eliminam os criadouros do Aedes Aegypti, que além de transmitir a dengue, também transmite a febre chikungunya e o zika vírus”, comentou Lucimari. “Durante a ação de bloqueio, foram encontrados diversos focos, criadouros com larvas do mosquito nas residências”, completou.
Até o dia 18 de janeiro, Penápolis registrou 16 casos notificados de dengue, sendo 4 negativos, 1 positivo e 11 aguardam resultado.


Prefeitura realizará mutirão da limpeza no Cemitério dia 22

Dentre as diversas ações de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e também da febre chikungunya e o zika vírus; a Prefeitura de Penápolis fará um Mutirão da limpeza no Cemintério Municipal – Necrópole de Santa Cruz, na próxima sexta-feira, dia 22. A partir das 7h30 dessa sexta-feira, dezenas de funcionários estarão no Cemitério para fazer a limpeza geral e eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti.
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o local foi recentemente visitado e foram encontrados diversos focos, com larvas do mosquito. “Essa é uma ação emergencial, onde vamos fazer uma limpeza geral, eliminando todos os criadouros do aedes aegypti”, disse. Essa ação será realizada de forma conjunta com os setores de Obras, Agricultura e Daep, com supervisão da Vigilância Epidemiológica.

Cuidados
A encarregada Lucimari lembrou que após o mutirão da limpeza no cemitério, é preciso que as pessoas mantenham o local limpo, cuidando dos jazigos dos seus entes queridos e não deixando acumular água em vasos e veleiros.
“Encontramos muitos vasos sem flores nos túmulos, só cumulando água. Por isso pedimos para que as pessoas deixem poucos vasos nos túmulos e que os vasos tenham areia até a borda e façam furos no fundo. Os veleiros também precisam ter furos no fundo e serem virados para baixo quando não mais utilizados. Essas medidas simples evitam a proliferação do mosquito”, ressaltou.
Lucimari ainda lembrou que o cemitério oferece tambores com areia grossa à disposição das pessoas para colocar nos vasos.

Sala de Situação
O Mutirão da limpeza no Cemitério foi proposta discutida e aprovada na Sala de Situação de Dengue, em reunião ocorrida na manhã dessa terça-feira, 19, quando estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Obras, Agricultura, Comunicação e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
Outras ações também foram discutidas, como a realização de uma nova Força Tarefa em toda a cidade, que deverá ocorrer em fevereiro, após obter o Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti).

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade