Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/01/2018

Cia Alternativa de Teatro realiza atividades de formação

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Cia de Alternativa de Teatro fará atividades de formação na cidade em parceria com o Governo do Estado

DA REDAÇÃO

A Cia Alternativa de Teatro, da cidade de Penápolis, assinou no mês de dezembro, contrato com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para a realização do PROAC (Programa de Ação Cultural) – bolsa de aprimoramento. 
O projeto que durará seis meses, consiste na realização de quatro oficinas formativas na área de teatro, um sarau e um ensaio aberto do primeiro espetáculo da Cia, tudo realizado de forma gratuita para a população de Penápolis e região. As oficinas serão ministradas por Heitor Gomes, Juliana Calligaris e Everton Gennari nos meses de fevereiro, março, abril e maio, totalizando 90 horas de formação à comunidade artística de Penápolis, com trabalhos teóricos e práticos. 
Já neste mês de janeiro, quem assume os trabalhos é a Cia Alternativa com a apresentação de um sarau em que exibirá parte de sua pesquisa ao público. Em junho, o grupo volta a se apresentar com o ensaio aberto do espetáculo fuligens, que passará por aprimoramento durante as atividades formativas.

Repertório
O projeto Fuligem: a estética, a voz e o corpo do trabalhador rural em cena; escrito pela Cia Alternativa,  concorreu com outros 148 projetos do Estado de São Paulo e foi selecionado junto a nove projetos para receber o prêmio de R$ 20 mil. O dinheiro será revertido para trabalhos na cidade. 
Para Rodrigo Santiago, diretor da trupe, “projetos como estes são de grande importância, pois as cidades do interior não costumam receber verbas para formações artísticas e com este dinheiro poderemos ter contato com outros profissionais e ampliar nosso repertório de criação e atividades,”, afirmou. 
Segundo ele “Penápolis que já foi referência em artes em toda região acabou perdendo seu posto nos últimos anos, e com as atividades programadas nos próximos meses, o município poderá resgatar este histórico, ao mesmo tempo em que forma novos artistas, proporcionando ao público da urbe novas vivências nas artes cênicas”, explica. 
A Cia Alternativa surgiu em 2016 e está pesquisando o espetáculo Fuligens, um argumento original, que traz a vida e a realidade do cortador de cana, figura bastante comum em nosso município. 
A pesquisa envolve leituras e captura de depoimentos de cortadores para a concepção de um espetáculo que narre e reflita sobre a questão do trabalho no século XXI. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis, que por meio de uma parceria com a Cia Alternativa fornecerá aos artistas convidados alimentação e hospedagem durante os encontros que serão realizados no teatro municipal Maria Tereza Alves Viana, na Vila Aparecida. 
As inscrições para as oficinas serão abertas até o fim do mês janeiro e será por meio de uma carta de interesse enviada ao grupo que selecionará até 25 pessoas para cada vivência. 

(Com informações/ AI)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade