Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/10/2009

Carcereiro é rendido e presos fogem em massa

A Cadeia Pública de Penápolis registrou na noite de domingo a primeira fuga em massa de sua história, quando 15 detentos que ocupavam dois xadrezes, após terem serrado a ferragem da grade que os mantinham presos, conseguiram ganhar o pátio, local onde renderam um policial e em seguida, após terem se apossado de armas e equipamentos, fugiram pela porta da frente do prédio que abriga também a Delegacia de Polícia do Município. O plano, ao que tudo indica, foi arquitetado nos últimos dias, período em que, utilizando-se de uma serra os encarcerados conseguiram romper ao menos duas barras de ferro, uma da própria cela e a outra de uma grade que divide o pátio destinado ao banho de sol com uma área restrita a carceragem. Quando foi possível ganhar o pátio, conforme informações passadas pela Polícia, um dos presos, de dentro da cela, solicitou ajuda ao único carcereiro que estava a trabalho naquele momento, enquanto outros três detentos, um deles com um estilete, ficaram escondidos na área restrita a carceragem. A fuga ocorreu por volta das 21h00 de domingo. O trabalho de vigia é realizado por dois carcereiros, mas, naquele momento, sem o conhecimento da direção da Cadeia, um dos carcereiros se ausentou para buscar o jantar. Os encarcerados, provavelmente se aproveitaram desta situação para agirem. Usando um estilete confeccionado a partir de uma antena de rádio o único carcereiro presente foi facilmente dominado e, com os equipamentos da própria Cadeia foi algemado com as mãos para trás e os pés em uma das grades da cela. Após se apossarem das chaves os revoltos em fuga abriram as grades dos xadrezes 01 e 04, colocando em liberdade os quinze presos. O carcereiro rendido somente foi libertado com o retorno do amigo. Somente em uma vistoria os policiais observaram que as grades haviam sido violadas. Na fuga os fugitivos danificaram as portas dos armários da carceragem e do cartório central, local de onde roubaram uma máquina fotográfica, dois coletes a prova de bala, uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibres 38 e uma pistola .45, todos pertencentes ao patrimônio público. Dos carcereiros foram roubados documentos pessoais, cartões de crédito e talões de cheques. Até o fechamento desta edição haviam sido recapturados os presos Marco Antônio Zargo de Oliveira, 18, o “Iguana”, de Guararapes, localizado em sua cidade de origem, Claudionor Ferreira da Cruz, preso na Rodovia Marechal Rondon, próximo a Birigui e de posse da espingarda calibre 12, e Renan Chacas Conrado, preso em Avanhandava. Curiosamente, Marco Antônio Zargo de Oliveira, após ter sido capturado e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Guararapes, graças a um alvará de soltura expedido pela Justiça, foi colocado em liberdade. Os policiais chegaram a enviar um relatório sobre a fuga, mas o juiz manteve o documento favorecendo o preso.

Lista de presos que fugiram:

1- Edilson Júnio Machado Tonelli, 19, o “Nenê”, de Araçatuba.
2- Willian Lazari, 24, de Penápolis
3- André Carlos dos Santos, 18, de Penápolis
4- Alex Sander Machado Correa, 30, de Penápolis
5- Giliardi Gomes dos Santos, 22, o “Chufra”, de Guararapes
6- Márcio Dias Pereira, 31, o “Marcião”, de Guararapes
7- Marco Antônio Zargo de Oliveira, 18, o “Iguana”, de Guararapes
8- Claudionor Ferreira da Cruz, 30, o “Gibi”, de Buritama
9- Benedito Donizete de Brigo, 40, de Araçatuba
10- Ademir de Jesus Nunes, 30, o “Cabelo”, de Araçatuba
11- Renan Chagas Conrado, 20, o “Kumu”, de Birigui
12- Antônio Carlos dos Santos, 28, o “Carlinhos”, de Birigui
13- Flávio Resende de Brito, 24, de Buritama
14- Antônio Fernando Carvalho Boreggio, 30, de Araçatuba
15- Alan Mendes Braz dos Santos, 21, de São Paulo

Corregedoria
Conforme o que foi apurado pela Reportagem, a investigação do caso ficará a cargo da 5ª Corregedoria Auxiliar, sediada em São José do Rio Preto. Caberá aos corregedores apurarem a conduta dos carcereiros para saber se ocorreu a facilitação para a fuga dos presos. Ao menos duas irregularidades, a princípio, foram comprovadas. A primeira foi de um dos responsáveis ter se ausentado com a justificativa de buscar o jantar. Outro fato é que ambos teriam trocado de plantão com companheiros e estavam em serviço há várias horas, sem que o diretor da Cadeia, o delegado Javair Matos Gruppo tivesse tomado conhecimento. Um Procedimento Criminal será instaurado também pela Delegacia de Investigações Gerais de Araçatuba para apurar, além de uma possível facilitação, também o roubo das armas, dos coletes, das armas e dos pertences dos carcereiros. Não estava descartada a possibilidade de munição também ter sido roubada na ação. Dos fugitivos, três são de Penápolis. Um havia sido preso por tentativa de homicídio, um por tráfico de droga e o último por furto. Como das seis celas da Cadeia, duas foram abertas, a Polícia acredita que os fugitivos não tiveram tempo de abrir as demais. No momento da fuga o complexo abrigava 56 presos adultos distribuídos em cinco celas e dois adolescentes em um xadrez destinado para menores de idade. Desde a constatação da fuga as Polícias Civil e Militar de toda a região iniciaram a busca na tentativa de capturar os fugitivos. Ontem pela manhã foi também realizada uma Operação Pente Fino em todos os xadrezes, enquanto era providenciado o reparo dos locais danificados. Pelo fato de todas as Cadeias da Região estarem interditadas, a de Penápolis é a única a receber os presos nos municípios sob jurisdição da Delegacia Seccional de Araçatuba, o que justifica a quantidade de detentos de outras cidades estarem naquele sistema. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade