Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/10/2008

Capacitação: Encontro na terça discute Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última terça-feira, 14, um encontro entre gestores e professores da rede municipal de ensino com o intuito de socializar o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, desenvolvido pelo Ministério da Educação. A iniciativa é um dos módulos que fazem parte de um curso Atendimento Educacional Especializado. O encontro aconteceu nas dependências da Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e teve a participação de autoridades, gestores e professores do município.
O evento contou com a presença do prefeito João Luis dos Santos; do secretário de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli; da chefe de Ensino Fundamental, Adriana Lacava Ruffato Soliani; psicóloga Lia Maura Camilo Bezerra; das tutoras Ana Paula Andraus, Vera Lucia Lopes e Maria Alice Ribeiro; e professores participantes do curso. O curso de Atendimento Especializado vem sendo freqüentado pelas professoras Isabel Cristina Canhameiro Oliveira, Maria Cristina Ferracini Emygdio e Maria Silvia Marqui Guilherme, que pertencem à rede municipal de ensino. Ele é realizado na modalidade à distância, cujo pólo mais próximo é na cidade de Araçatuba, onde os educadores comparecem uma vez por mês.
A iniciativa é ofertada pelo Ministério da Educação e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta é orientar os professores para que se tornem disseminadores e articuladores das práticas inclusivas na comunidade escolar, como por exemplo a criação de propostas pedagógicas voltadas para alunos com necessidades especiais, sejam com deficiência mental, física, auditiva e visual.
Neste módulo, os professores tutores do curso convidam a comunidade escolar envolvida, no caso de Penápolis, a rede municipal de ensino, e os aprendizados do curso são compartilhados.

Discussões
Segundo a chefe de Ensino Fundamental, o objetivo do encontro foi subsidiar as discussões sobre formulação de ações visando a inclusão educacional, discutindo as orientações da política nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Também foram convidados para a reunião, os gestores de algumas secretarias da Prefeitura, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes, para que pudesse ser formado um círculo de discussões sobre as potencialidades do atendimento especial no município.

Educação Especial
Ainda de acordo com a professora Adriana, a Secretaria de Educação vem ao longo dos anos implementando ações neste sentido.
"A intenção é garantir não só o acesso, mas também a permanência de mulheres e homens de diferentes etnias, de todas as classes sociais, sobretudo as menos favorecidas, de diferenciadas faixas de idade, de variadas matizes e traços culturais e daquelas pessoas que apresentam diferenças e necessidades especiais", disse. No município de Penápolis existem hoje quatro pólos escolares que possuem salas para Educação Especial. Estas salas funcionam nas escolas de ensino fundamental "Prof Armelindo Artioli", "Marcos Trench", "Mário Sabino" e "Profª Joana Helena de Castilho Marques". Conforme explica Adriana, as salas existem para que os alunos com necessidades especiais sejam incluídos na rede regular do ensino. "Anteriormente havia somente uma sala na rede municipal para os alunos especiais, que se encontrava na escola Marcos Trench, com cerca de 30 alunos. Mas o trabalho de inclusão começou a ser implantado, e principalmente em 2008, a Educação Especial ganhou as outras salas", conta.
"Com este encontro, o que nós pretendemos é fortificar o Programa de Educação Especial, na possibilidade de ramificar este trabalho para as outras unidades de ensino do município", finalizou ela. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade