CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
28/05/2017
Campeão Thiago Simon recebe Medalha Maria Chica
Um dos mais importantes nadadores do Brasil, tendo sua carreira sido iniciada aos 4 anos de vida no Parque Aquático em Penápolis, o atleta Thiago Teixeira Simon, foi homenageado sexta-feira, dia 26, com a Medalha Maria Chica em solenidade promovida pela Câmara Municipal.
O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, Rubens de Medici Ito Bertolini. A mesa de honra também teve composição pelo prefeito Célio de Oliveira, do secretário municipal de esportes Paulo Henrique Sanches, da professora de natação, Alba Valéria Teixeira de Paula, Thiago e sua esposa Carla Tiemi Fukumoto.
A entrega da Medalha Maria Chica foi feita pelos vereadores Rodolfo Valadão Ambrósio e Júlio Caetano, representantes na ocasião do ex-vereador Caíque Rossi, autor da homenagem ao atleta através de projeto em 2015.
Vida
Filho de Paulo Simon Frascheti e Maria Cristina Teixeira Franscheti, Thiago Teixeira Simon, nasceu dia 03 de abril de 1990 em Penápolis. É o caçúla numa família de dois irmãos: Victor e Thiago. Teve seus primeiros estudos nas escolas Augusto Pereira de Moraes e Dr. Carlos Sampaio Filho. Ainda criança, aos 4 anos idade, iniciou atividade que abraçaria para sua vida, a natação. Começou no Parque Aquático, com a professora e sua tia Alba Valéria Teixeira de Paula. Em Penápolis também foi treinado por outra tia, Luciana Paula e pela professora Márcia Pesquero, no Clube Penapolense. Ao se destacar em provas regionais em Penápolis, só com 12 anos de idade, seguiu para grande estrutura de natação, no UniSanta, em Santos, mudando-se junto com sua família para o litoral. Após um ano fora, retorna para Penápolis, onde ele passa a treinar sozinho com treinamento enviado via fax pelo técnico Gerson. Aos 15 anos deixa de morar com sua família para treinar em Presidente Prudente. Lá também cursa colegial, forma-se bacharel em Sistemas de Informação e conhece sua esposa Carla Tiemi Fukumoto. Com 21 anos é contratado pelo Corinthians Paulista e começa a morar e treinar em São Paulo. Desde então, ganha grande projeção nos cenários nacional e internacional com conquista de várias medalhas. Entre outras provas, Thiago já disputou na Turquia, Suécia, Rússia e no Canadá, quando nos Jogos Pan Americanos em Toronto, conquistou duas medalha de ouro, uma no revezamento 4 x 400 livre e nos 200 metros nado peito. Em 2016, no Brasil, também realizou o sonho de disputar as Olímpiadas. Contratado pelo Unisanta , sendo atleta também do Exército Brasileiro e um dos maiores nomes da natação pelo Brasil, Thiago Teixeira Simon segue com treinamento intensivo em São Paulo com foco em vários outras competições, incluindo as Olimpíadas de 2020 em Tóquio.
Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.