CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
28/02/2013
CAGED: Empregos apresentam saldo negativo em janeiro
DA REPORTAGEM
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou esta semana as estatísticas sobre a geração de empregos em todo o País no mês de janeiro. Infelizmente Penápolis teve uma grande queda, chegando a atingir um saldo negativo. A cidade apresentou 743 admissões, e 792 demissões, gerando 49 empregos amenos. Este saldo é muito diferente do que foi apresentado no mesmo período de 2012, quando o CAGED registrou um saldo positivo de 220 novos empregos; uma diferença negativada em 270. O setor que mais gerou empregos na cidade foi o de soldador, somente no mês passado admitiu 106 novos funcionários. O alimentador de produção também está em posição de destaque na lista do CAGED, já que gerou 74 novos empregos. O vendedor de comércio varejista teve alta contratação no mês passado, 49 pessoas foram registradas. Vale ressaltar que para este setor muitas vagas são geradas temporariamente para as vendas de fim de ano, sendo que em janeiro muitos destes funcionários acabam sendo efetivados, o que gera este saldo positivo para o setor. Os dados mostrados pelo CAGED revelam também a realidade do desemprego em Penápolis. No final de janeiro a empresa ‘Tip Toe’ anunciou o fechamento da unidade da cidade, demitindo cerca de 200 funcionários. Estas demissões podem ser vistas nas estatísticas do CAGED, que mostram que o setor que mais desligou funcionários no mês passado foi justamente a do Trabalhador Polivalente da Confecção de Calçados, que promoveu 91 desligamentos. O setor do Costurador de Calçados também teve 76 demissões em janeiro.
Secretaria de Desenvolvimento
O Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Hugo Montanari Crepaldi, foi procurado pela reportagem do DIÁRIO para falar sobre o assunto. Ele lamentou que a cidade tenha fechado o mês de janeiro negativado na geração de empregos e também atribuiu o fato para as demissões ocorridas pela empresa Tip Toe. No entanto, ressaltou que a atual administração tem feito um grande trabalho na tentativa de trazer mais empresas para Penápolis. "A cidade é propícia para isso, fica no entroncamento de duas importantes rodovias do Estado e tem ganhado cada vez mais espaço na mídia nacional, o que pode ser muito bom para a projeção de nosso município e incentivo para novas empresas", explicou. Segundo ele, outros trabalhos têm sido feitos visando também a valorização das empresas que já atuam no município. "O empresário que acredita em nossa cidade e mantém sua empresa aqui também merece valorização e apoio da administração municipal, por isso temos trabalhado também com estes pequenos empresários para que possam crescer e desta forma valorizar a mão-de-obra local", ressaltou. Outra medida revelada pelo secretário é com relação à retomada de espaços cedidos pela prefeitura e que não estariam sendo utilizados de forma correta pelos empresários responsáveis. "Existem locais que não estão sendo utilizados da forma como foi acordado, assim deixamos de usar um espaço que poderia ser emprestado para outra empresa que, de fato, poderia gerar mais empregos. Estamos fazendo um levantamento destes galpões para que sejam cedidos para aqueles que realmente podem ajudar no desenvolvimento da cidade", explicou.
2012
Segundo o órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, somente Penápolis fechou o ano com um saldo positivo de quase 3 mil novos empregos. Este número está bem acima do resultado obtido em 2011, quando o CAGED apontou que a cidade obteve um saldo positivo de apenas 257 novos empregos. Segundo os dados divulgados em relação a 2012, Penápolis teve um total de 9.701 admissões, enquanto os desligamentos somaram 6.748. Os dados são bastante positivos se comparados ao ano anterior, quando a cidade registrou 8.945 admissões e 8.688 desligamentos. Ainda segundo o CAGED, o setor que mais gerou empregos em 2012 foi da cultura da cana-de-açúcar, que terminou o ano com um saldo positivo de 1.280. Costurador foi o que teve o menor saldo, foram 44. (Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.