CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
18/03/2007
Câmara: Toninho recebe o título de Cidadão Penapolense
Num reconhecimento oficial ao seu trabalho para o desenvolvimento comercial, esportivo e social da Terra de Maria Chica, o comerciante aposentado Antônio Gomes Pires Júnior, o Toninho do Bar, recebeu anteontem da Câmara Municipal o título de Cidadão Penapolense. A honraria foi entregue através do vereador Carlos Alberto Soares da Silva , o Carlão (sem partido).
História
Filho de Antônio Gomes Pires e de Maria Francisca Bueno, Antônio Gomes Pires Júnior, o Toninho, nasceu em 16 de junho de 1941
Em 19 de janeiro de 1963 casou-se com Lourdes de Oliveira, na Candelária. Tiveram quatro filhos: Rosimeire, Rogério, Márcio e Solange. A primogênita acabou falecendo aos 5 anos de vida por problemas de saúde.
Para o sustento e formação dos filhos, Toninho trabalhou muito no trânsito de São Paulo. Com a função de motorista, transportou alunos em perua kombi, levou passageiros em lotação na zona norte e fez diversas entregas pela empresa Já-Vai. Entre 1965 e 1970 ainda foi motorista de praça a bordo de um dekave.
No início da década de 70 passou a trabalhar como motorista para o Sindicato de Papel e Papelão do Estado de São Paulo. Após 3 anos, seguiu para a função de entrega de malotes pelo Banco Noroeste, para o qual trabalhou no Paraná e morou em Londrina, Maringá e Umuarama. Toninho e a família chegam a Penápolis em 1977, tendo como um dos objetivos cuidar de sua sogra, Dona Virgínia.
Compra de Chico Quinalha, bar no centro de Penápolis, na esquina da Avenida Luís Osório com a Rua Dr Mário Sabino. Apoiado totalmente com o trabalho de sua esposa, transformam o local num dos pontos mais conhecidos e movimentados do gênero na cidade. A partir da aquisição de um fogão industrial, proporcionam uma grande opção para comida caseira, que também começaram entregar na época. O Bar e Restaurante do Toninho ganhou proporção de além de um simples estabelecimento comercial, tornando-se um ponto de incentivo à música e ao esporte. Toninho patrocinou alimentação para muitos jogadores, especialmente do Clube Atlético Penapolense (CAP), time que ele torce e acompanha. Acolheu com prato de comida diversas pessoas que não podiam pagar. Homem de coração grande e corintiano fanático, Toninho é considerado muito autêntico. As vezes bravo, as vezes brincalhão, mas sempre verdadeiro, de uma cara só. Em 1997, acometido por uma grave doença, transferiu o comando do bar e restaurante para seu filho Márcio. A luta pela saúde, o que para outros parecia ser intransponível, por causa da gravidade da situação, serviu para reforçar o título de campeão para Toninho. Campeão da Vida. Cinco anos de tratamento e um exemplo de perseverança, de vitória que orgulha seus familiares, amigos e a cidade de Penápolis. Toninho tem quatro irmãos: Ana, Regina, Carlos Alberto e Luciano, de Londrina. É avô do Leonardo ( 16 anos), Victória ( 15 anos), Eduardo (13 anos), Iago 11 anos , Ianne ( 8 anos), Heitor( 4 anos) e Ana Beatriz (3 anos). Em 2007, completa de 30 anos de história na Terra de Maria Chica e recebe o título de Cidadão Penapolense. Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Penápolis terá Concerto de Natal nesta segunda-feira
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil prende acusado de tráfico no Gualter Monteiro
CIDADE E REGIÃO
Melhorias: nova etapa do programa "Asfalto Tinindo" é finalizada
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.