
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
15/03/2007
Avanço: Saúde amplia informações da Caderneta da Criança

O Ministério da Saúde lançou para 2007 uma nova Caderneta de Saúde da Criança. A nova edição, além de conter espaços para o preenchimento de informações que possibilitem o acompanhamento detalhado do desenvolvimento da criança, disponibiliza explicações sobre diversos assuntos que auxiliem os pais nos cuidados com o bebê.
Semelhante a uma cartilha, o novo documento está sendo distribuídos em todo o país em instituições públicas e privadas. Em Penápolis, a Santa Casa de Misericórdia recebeu a caderneta há algumas semanas e a nova edição agradou os profissionais da unidade. Para a enfermeira Juliana Aparecida Baldo (foto), a cartilha possibilitará às mães, principalmente às que estão tendo seu primeiro filho, a conhecer patologias que podem acometer os recém-nascidos. “As informações ajudarão a tranqüilizá-las e a lidar melhor com pequenas complicações que possam ocorrer”, considerou a enfermeira.
A nova edição do documento mantém os campos da versão anterior como identificação e características da criança, anotações sobre a gravidez, o parto e o puerpério (pós-parto), oferece gráfico de perímetro encefálico e acompanhamento da saúde, relatórios de internações, acidentes, alergias e outros, além do calendário básico de vacinação com lacunas para marcações das vacinas aplicadas.
“A nova versão traz ainda informações sobre higiene bucal, espaço para a marca do exame do pezinho, digital da mãe e direitos da criança”, elencou Juliana, “Não traz só a parte clínica como antes, com a maior parte do documento a ser preenchido por profissionais, mas sim assuntos a serem acompanhados pelos pais, como segurança da criança, a questão do afeto, enfim, é uma verdadeira cartilha sobre os cuidados necessários”, disse.
Também faz parte do novo documento gráficos de crescimento de peso x idade e de altura x idade, para as idades de zero a cinco anos; dicas práticas de amamentação; orientações voltadas ao acolhimento do bebê e à adequação do ambiente que vai recebê-lo; saúde ocular e auditiva; alimentação; indicativos de doenças graves e alertas contra a violência infantil.
A enfermeira garante ainda que, com todas estas orientações explícitas no documento, as mães não terão como argumentar que desconhecem certos cuidados. “Elas são orientadas na maternidade, mas não é fácil absorver todas as dicas. Com a cartilha, elas terão onde recorrer em várias situações”, comentou Juliana.
Antes de deixar a maternidade, a criança passa pelo teste do olhinho, para detectar possíveis alterações na visão, além de tomar a primeira vacina contra a hepatite.
Preocupação
A necessidade de revisão na Caderneta da Criança foi observada pelo Ministério após o lançamento das novas curvas de crescimento da OMS (Organização Mundial da Saúde), no ano passado. Com base em estudos, foi verificado que 70% das mães fazem uso do documento, sendo viável acrescentar a ele considerações úteis à família e também aos profissionais que farão uso dos dados no cuidado de crianças até os 10 anos.
Passaporte
De acordo com informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, o órgão trabalha com a possibilidade de transformar a caderneta em documento legal da criança, para que possa ser usada na matrícula da escola e em viagens, como um "Passaporte da Cidadania". (AR)
CIDADE E REGIÃO
Caged: Penápolis tem 131 vagas de empregos criadas em fevereiro
CIDADE E REGIÃO
Penápolis chega a 2.175 casos positivos de dengue
CIDADE E REGIÃO
Linha férrea: requerimento defende prolongamento de ruas
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.