Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2010

Aniversário: Emoção marca homenagem à Colônia Japonesa de Penápolis

Detalhes Notícia

Foi com grande emoção que a Prefeitura Municipal e a Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis realizaram na noite de quinta-feira, 17, no Teatro Lúmine uma singela homenagem a algumas personalidades da colônia japonesa que impulsionaram o crescimento de nosso município. Familiares dos homenageados, autoridades municipais e integrantes da colônia japonesa participaram da cerimônia que emocionou todos os presentes pelo reconhecimento dos brasileiros à contribuição do povo japonês para o desenvolvimento do nosso país. Penápolis comemora os 102 anos de imigração japonesa no Brasil, além de celebrar, no dia 18 de junho o “Dia Municipal da Imigração Japonesa”. Os grandes homenageados do evento que fizeram história em Penápolis e contribuíram para a integração da comunidade Nikkey na sociedade penapolense foram: o agropecuarista Massayuki Shinkai (Mauro Shinkai), o sitiante aposentado Toshio Nishizaka, o granjeiro aposentado Hitoshi Taniguti, o agropecuarista Masanori Nakamura (Sérgio) e o empresário Massuhiro Yassunaga. Este último também recebeu homenagem por sua empresa Midori Atlântica Brasil Industrial Ltda que atualmente emprega 590 colaboradores no município. Em suas palavras, o prefeito João Luís dos Santos enalteceu a importância da colônia japonesa em ajudar transformar o Brasil em um país em desenvolvimento. “Hoje estamos fazendo uma homenagem a cinco pessoas pelo reconhecimento ao trabalho árduo que elas fizeram em prol do desenvolvimento de Penápolis, mas a homenagem se estende a todos da colônia japonesa que ajudaram a construir nosso país em mais de 100 anos de história”, disse o prefeito. O presidente da Federação das Associações Culturais da Noroeste, de Araçatuba, o comendador Kazoshi Shiraishi mostrou-se emocionado em seu discurso: “Fui convidado pelo prefeito João Luís a participar das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e hoje é um orgulho voltar a Penápolis. Não encontro palavras para agradecer essa homenagem ao povo japonês. Esse reconhecimento não tem preço”, afirmou. O comendador ainda agradeceu o povo brasileiro por ser um povo amável, que sempre recebeu bem os japoneses, dando boas condições de trabalho. “Meus sinceros agradecimentos ao prefeito João Luís e ao povo brasileiro”, finalizou. O presidente da Associação Nipo Brasileira de Penápolis, Arata Assami, também homenageou três mulheres da colônia japonesa com a entrega de um livro ilustrado (fotos) que conta a história dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Arata Assami também entregou um exemplar para o prefeito João Luís dos Santos, que deverá integrar o acervo da Biblioteca Municipal.

Apresentações
A homenagem à colônia japonesa também contou com números artísticos que abrilhantaram o evento. As apresentações ficaram por conta do grupo “Taikô”, de Araçatuba. O grupo apresentou o “Taikô”, uma música de percussão feita com tambores japoneses; o “Kassá Odori”, que é a dança das sombrinhas e por fim, o “Yosso Kai Sobram”, uma dança vibrante que exige força e velocidade do grupo. Secom – PMP

Foto: Yassunaga implantou a Verde Alimentos Ltda em Penápolis

Conheça os homenageados

Toshio Nishizaka
Toshio Nishizaka nasceu em 11 de fevereiro de 1925 na província de Tottori, Japão. É agricultor aposentado. Casado com a senhora Iwako, tem 4 filhos e 11 netos. Desde 1964 participa da Seichô no Iê, sendo atual presidente. Já dirigiu a ACNB de Penápolis, sendo atualmente conselheiro. Durante a cerimônia, Toshio Nishizaka não pode estar presente, sendo que sua filha Aparecida Emiko recebeu a homenagem em seu nome.

Hitoshi Taniguti
Nasceu na província Kumamoto, no Japão, em 20 de setembro de 1927. Já morou em Taquaritinga, Cafelândia, Marília, Santópolis e veio para Penáoplis em 1952, montando uma granja avícola na chácara onde mora até hoje. Casou-se com a senhora Fumie Luíza e tiveram 6 filhos e 10 netos. É o mais idoso membro ativo da diretoria da ACNBP, ocupando o cargo de 1º vice presidente.

Sérgio Massanori Nakamura
Nasceu em 14 de novembro de 1938 em Penápolis, mas seus pais são de Hiroshima, no Japão. Nakamura é casado com a senhora Mitusko e tem 4 filhos. Ele é um dos mais arrojados e bem sucedidos agropecuaristas da região, sendo produtor de cana, banana e gado de corte. Na década de 70 a 90 chegou a ter mais de 100 mil pés de café. Atualmente explora 120 alqueires de banana maçã. Com esse arrojo e sucesso é respeitado e admirado entre os colegas produtores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Embrapa.

Massayuki Shinkai
Mais conhecido como Mauro Shinkai, nasceu em 16 de dezembro de 1931 na província de Kumamoto, no Japão. Casado com Mitsuco Shinkai, conhecida como Terezinha Shinkai, tem 4 filhos e 9 netos. É pecuarista com propriedades rurais nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. Iniciou trabalhando com os pais na lavoura de café ainda criança, já trabalhou com comércio de cereais e pecuária, permanecendo nessa atividade até hoje.

Secom – PMP

CONFIRA FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade