CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
30/08/2015
Alunos usam mostra cultural para promover conhecimento
DA REPORTAGEM
Os alunos da Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho realizaram nesta semana sua 2ª Mostra Cultural. O evento é a oportunidade que eles possuem de colocar em prática o conhecimento obtido ao longo dos anos anteriores, e foi promovido através de projeto desenvolvido pelas 3ª Séries do Ensino Médio, que abrangeu os quase 800 alunos da escola dos períodos da manhã e tarde.
De acordo com o diretor da escola, Paulo Donisete Moretti, a ideia surgiu através do professor de educação física André Boliera, e faz parte do currículo pedagógico do Estado de São Paulo. “Esta Mostra é o ponto principal de nosso projeto, que vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre com pesquisas e trabalhos multidisciplinares. Todos os projetos e experiências expostos nesta semana são resultados do trabalho de alunos e professores, que se esforçaram para trazerem um material de qualidade”, comentou o diretor.
A Mostra Cultural foi aberta para a comunidade e recebeu a visita de alunos de outras escolas da cidade. Durante a semana, as salas de aula deixaram de receber alunos e professores de forma tradicional e serviram para os mais diferentes ambientes para a educação dos visitantes. Até mesmo um campo de guerra foi montado em um espaço para retratar a 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Até Hitler fez parte do cenário com a interpretação de um dos alunos. Outros temas como ciências, biologia e sexualidade e artes também foram trabalhados pelos alunos.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Carme Aparecida da Silva, colocar em prática o conhecimento adquirido é muito importante para que o aluno aprenda de forma mais eficaz o conteúdo apreendido em sala de aula. “O falar é diferente de você vivenciar o aprendizado. Quando você coloca em prática aquilo que aprendeu dentro da sala de aula você passa a vivenciar, tornando aquele assunto mais interessante e você acaba apreendendo de forma mais prazerosa”, comentou.
Segundo o diretor, o envolvimento dos alunos e a interação com mais pessoas faz com que ele desenvolva outras características. “Quando um aluno está apresentando seu trabalho para os demais colegas ele passa a desenvolver sua oratória, por exemplo, melhorando sua desenvoltura e se destacando entre outras pessoas pela sua postura e capacidade de expressão”, ressaltou.
Alunos
Não somente professores e direção da escola têm destacado os benefícios de uma mostra como esta para o desenvolvimento da educação dos alunos, mas também eles mesmos já perceberam a importância do conhecimento. A aluna da 1ª Série do Ensino Médio, Giovana Ribeiro Miranda, 15 anos, ficou responsável em explicar aos demais colegas sobre a 1ª Guerra Mundial. Segundo ela, para isso, foi necessário estudar bastante. “Estamos falando sobre como ocorreu a guerra, onde foi, como era a vida dos soldados nas trincheiras, a participação feminina e seus direitos conquistados. Para isso estudamos bastante sobre o tema através da ajuda de professores, pesquisas em livros e na internet entre outras fontes. Tudo isso para que pudéssemos apresentar um material de qualidade e que os visitantes entendessem bem sobre o que foi a guerra”, comentou. Até mesmo objetos e registros sobre guerras foram expostos pelo grupo através de parceria com o Tiro de Guerra de Penápolis.
Quem também gostou do evento e de tudo o que aprendeu durante seu projeto foi o aluno da 3ª Série do EM, Alfredo Villanueva, de 17 anos. Para ele, participar do projeto e apresentá-lo para outras pessoas foi uma grande responsabilidade. “Meu grupo montou um projeto sobre energia elétrica, então tivemos que estudar e saber mais sobre isso para o desenvolvimento.
A apresentação para os demais alunos também foi outro desafio, pois temos a responsabilidade de explicar tudo de forma correta e clara, o que exigiu bastante conhecimento do tema”, ressaltou. Astronomia e astrologia foram discutidas durante a mostra. Segundo a aluna da 3ª Série EM, Caroline Paulucci da Silva, seu grupo passou aos visitantes informações e curiosidades sobre planetas, galáxias e até mesmo os signos das pessoas. “O tema é pouco estudado em sala de aula, o que nos chamou muito a atenção e despertou mais curiosidade. Para isso buscamos fontes de informação em livros, vídeos e na internet, além do apoio que recebemos dos professores, que muito nos ajudaram durante a pesquisa”, enfatizou.
Apesar da mostra já ter se encerrado, a direção da escola Carlos Sampaio já estuda novos projetos de envolvimento dos alunos com a comunidade. “A participação da comunidade é muito importante para incentivo destes alunos. Quando um projeto como este é reconhecido pelas pessoas os alunos se sentem motivados e buscam cada vez mais conhecimento, o que é muito importante para cada um deles”, finalizou o diretor da escola.
(Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.