Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/04/2017

Alunos se destacam em formação eleitoral dentro da escola

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A escolha dos Grêmios Estudantis aconteceu em todo o Estado através de votação dos alunos

DA REPORTAGEM

Com o objetivo de disseminar a democracia entre os alunos da Rede Estadual de Educação, as escolas promoveram recentemente a eleição de seus Grêmios Estudantis, formados e eleitos pelos próprios alunos. O Grêmio Estudantil tem o importante papel de ligação entre alunos e a direção escolar, além de atuar em ações em benefício deles e também da comunidade. 
Na EE Professora Ester Eunice de Oliveira, onde também houve eleição do Grêmio, apenas uma chapa concorreu, sendo formada por alunos do Ensino Médio e Fundamental. Neste caso, eles escolheram pela aprovação ou não das propostas apresentadas pelo Grêmio, tendo o processo eleitoral sido acompanhado pela direção escolar e pelos próprios representantes da chapa concorrente. 
Assim como já havia ocorrido no ano passado, durante a votação, as escolas utilizaram um sistema informatizado, simulando a urna eletrônica já conhecida dos brasileiros.
De acordo com o professor de sociologia, Wesley Piante Chotolli, a ideia de se formar um pleito eleitoral dentro das escolas é a de inserir os alunos neste contesto. “Ensiná-los e incentivá-los sobre a importância da participação na política, de fazer parte de um instrumento que faça o elo entre estudantes e a direção da escola”, comentou.
Segundo ele, o processo de formação da chapa concorrente foi feita através de explicações do que é um Grêmio, o que é uma participação política, entre outros temas relacionados. O processo também foi acompanhado pelo dirigente Regional de Ensino, Professou Lucinei Aparecido Euzébio, que destacou a importância do momento. “A votação para o Grêmio Estudantil é importante para destacar a representação dos alunos junto à direção da escola e ao processo educacional. Este Grêmio precisa caminhar junto com alunos e a direção com bons projetos que sejam possíveis de acontecer, visando à permanência e bom aprendizado deles na escola”, destacou. 
O dirigente reforçou também que, além de tudo isso, o conhecimento e o aprendizado dos alunos participantes são importantes. “Quando eles formam uma chapa concorrente, passam a aprender não somente os processos de uma eleição, mas também a avaliar melhor as dificuldades de sua escola e tudo aquilo que pode ser bom para ele”, afirmou.

Alunos
O conceito de um Grêmio Estudantil tem gerado bons resultados por parte de seus membros. A aluna Letícia Pinho Sampaio, de 15 anos e da 3ª Serie do Ensino Médio, por exemplo, considera a oportunidade de participar de um grêmio muito importante. Ela é a Diretora Cultural do Grêmio UP. “O Grêmio é a oportunidade de trazer melhorias para a escola e para os alunos. O conhecimento através de palestras, por exemplo, é uma oportunidade deles, interagir mais, obterem conhecimento de áreas diversas, proporcionando crescimento”, comentou. 
A formação dos membros do Grêmio também é considerada importante para a aluna. “Estudamos muito sobre o trabalho de um Grêmio. Fizemos nossas propostas e levamos para a direção da escola para que cada ideia pudesse ser discutida e analisada em conjunto. Tivemos uma boa formação sobre nosso trabalho, daquilo que é papel de um Grêmio, o que tem nos ajudado muito neste processo inicial”, enfatizou. 
Da mesma forma a aluna Dâmaris de Carvalho Sonsino, de 15 anos, da 2ª Série do Ensino Médio, considera uma eleição para o Grêmio muito importante. “O fato dos alunos elegerem um grupo em que confiam é muito importante. São pessoas que vão ajudar nas atividades educacionais e nas melhorias da escola. Essa participação dos alunos tem crescido mostrando o interesse deles por esta participação”, ressaltou. 

Organização
Pela segunda vez a Secretaria da Educação de São Paulo sugeriu às escolas um pleito simultâneo nas escolas. Na região de Araçatuba, mais de 53 mil alunos participam das escolhas dos grupos que atuarão nas 110 unidades de ensino. Somente na região da Diretoria de Ensino de Penápolis são 18 escolas. Em todo o Estado, cada unidade teve autonomia para convocar a assembleia geral e elaborar o estatuto gremista. Também é de responsabilidade das escolas acompanharem o processo de votação. 
A fase de apuração também é acompanhada de perto pela comissão eleitoral. O objetivo é que todas as 5 mil unidades do Estado tenham um grupo de representantes de acordo com o ciclo oferecido e eleitos democraticamente. Para isso também foram designados em cada unidade professores responsáveis sobre a mediação entre as escolas e diretorias de ensino.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade