CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
31/10/2017
Alunos da rede municipal fazem avaliações da Prova Brasil
Todos os alunos que estão cursando o 5º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Penápolis estão participando da aplicação da Prova Brasil 2017. A avaliação começou a ser aplicada na semana passada em algumas unidades e prossegue esta semana. O exame é realizado a cada dois anos pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo de avaliar a qualidade do ensino nos municípios.
A Prova Brasil, além de analisar o aprendizado do aluno e sua freqüência escolar, também traça uma radiografia da própria escola, professores e equipamentos. A partir de testes padronizados de língua portuguesa e matemática e também questionários socioeconômicos, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país.
Os dados serão utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e melhorar a qualidade do ensino básico.
A Prova Brasil tem duração de duas horas e meia e deve ser realizada em um mesmo dia, sem interrupções. Portanto, a prova está sendo aplicada em cada escola em períodos e dias alternados.
Avaliação
Os estudantes do 5º Anos respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar. Professores e diretores das escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Vale destacar que nenhum profissional da Secretaria de Educação ou das escolas avaliadas tem contato com as provas antes da aplicação. Todo material da prova é entregue no dia por aplicadores que fazem a aplicação da prova e também levam de volta esse material.
A partir das informações da Prova Brasil o MEC, juntamente com as secretarias de educação, pode definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes.
IDEB
As médias de desempenho na Prova Brasil também subsidiam o cálculo do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nas escolas municipais tem conseguido índices acima das metas exigidas. De 2007 a 2015 os índices observados na rede municipal de Penápolis têm sido praticamente todos acima do projetado.
CONFIRA:
* 2007: Índice projetado 4.7 – Índice observado 5.2
* 2009: Índice projetado 5.1 – Índice observado 5.8
* 2011: Índice projetado 5.5 – Índice observado 5.5
* 2013: Índice projetado 5.7 – Índice observado 5.9
* 2015: Índice projetado 6.0 – Índice observado 6.5
* O projetaado para 2017 é 6.2
Fonte: Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.