Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/06/2024

Visita técnica cultural do Daep à nascente do Rio Tietê

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Participantes tiveram a oportunidade de conhecer a nascente do Rio Tietê, um marco histórico do Estado de São Paulo

DA REDAÇÃO

No dia 29 de maio, membros da equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) participaram de uma enriquecedora visita técnica em pontos históricos do município de Salesópolis, como parte de uma rota de turismo rural. A visita abrangeu o Casarão do Café, Parque das Nascentes, a Senzala e a Barragem de Ponte Nova, proporcionando uma imersão na história e cultura locais.
A visita começou no Casarão do Café, uma antiga fazenda que passou por diversas culturas, com o café sendo a principal. A construção, datada do início do século XX, é feita de tijolos produzidos no próprio local e abriga um museu, uma lojinha e uma roda d'água, anteriormente usada para moer cana. Hoje, o casarão é um ponto importante do turismo rural de Salesópolis.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a nascente do Rio Tietê, um marco histórico do Estado de São Paulo. Localizada a uma altitude de 1.207 metros na Serra do Mar, em meio à mata nativa, a nascente está bem preservada e representa um ponto crucial para a compreensão da importância dos recursos hídricos.
Outro ponto visitado foi a Senzala, uma construção de taipa de pilão e pau-a-pique do século XVIII, que serviu como ponto de pouso para comerciantes e local de compra e venda de escravos. Este local histórico está situado na rota do Sal, um caminho tradicional usado por comerciantes.
O último ponto da visita foi a Barragem de Ponte Nova, construída em 1972. A barragem ajuda na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê, utilizando um radar meteorológico que previne episódios de chuva excessiva na Grande São Paulo. Localiza-se na divisa entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim.
A visita técnica teve como objetivo conhecer fatos históricos do século passado e agregar valor cultural aos participantes. Além disso, visou adquirir mais conhecimentos sobre o Rio Tietê, ressaltando sua importância histórica e a necessidade de sua preservação. O aprendizado adquirido será compartilhado com a comunidade para conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e dos patrimônios históricos.
Participaram da visita a pedagoga e coordenadora do CEA Fernanda Campachi, além de uma auxiliar pedagógica. A iniciativa contou com a parceria do Comitê de Bacia do Baixo Tietê. “Os conhecimentos adquiridos serão repassados à população de Penápolis, que está localizada na Bacia do Baixo Tietê, uma região onde o rio ainda é relativamente limpo. A conscientização popular é crucial para manter o equilíbrio do rio em termos de qualidade e quantidade de água”, destaca Fernanda Campachi.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade