Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2025

Ribeirão Lajeado: Consórcio alerta para impactos das queimadas

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado divulgou um alerta sobre os impactos ambientais causados pelos recentes focos de incêndio registrados na região. Segundo uma análise técnica realizada pela empresa Pedra Bruta Engenharia e Geociências, entre os meses de junho e outubro de 2024, período de estiagem, foram identificadas queimadas em aproximadamente 132,036 km² ou 13.203,06 hectares de vegetação nativa e pastagens próximas ao Ribeirão Lajeado.
As queimadas têm gerado prejuízos significativos para a fauna, a flora e os recursos hídricos da região. A perda de vegetação compromete a biodiversidade e contribui para a degradação do solo, aumentando o risco de erosão e assoreamento do Ribeirão Lajeado. Além disso, a qualidade do ar também é impactada, com emissão de material particulado e gases tóxicos que afetam a saúde da população.
Para combater e prevenir novos incêndios, o Consórcio reforça a importância de um conjunto de medidas para a conscientização e busca a eficiência dos planos de contingência já existentes, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura. A atuação integrada, o engajamento da população e a colaboração com diversas instituições são fundamentais para um combate efetivo aos incêndios. O Consórcio atuará na recuperação das áreas afetadas, desde que o proprietário entre em contato solicitando apoio.
Entre as ações propostas, o Consórcio se coloca à disposição, juntamente com os proprietários interessados que tiveram suas áreas impactadas pelas queimadas. Os proprietários podem entrar em contato para receber apoio na recuperação das terras, incluindo a possibilidade de inclusão no Programa Produtor de Água, direcionado às propriedades localizadas à montante da captação de água.
Entre as ações propostas está a recuperação das áreas degradadas por meio do plantio de mudas nativas, controle de espécies invasoras e técnicas de recomposição do solo. Também será adotado o isolamento de áreas afetadas para evitar o acesso de animais, que podem comprometer a regeneração natural da vegetação.
O presidente do Consórcio, Rodrigo Primo Antunes, enfatiza a importância da prevenção e da conscientização. "As queimadas afetam diretamente a qualidade de vida da população e o equilíbrio ambiental. Precisamos trabalhar em conjunto para reduzir esses impactos e proteger nossos recursos naturais."
Já o coordenador do Consórcio, Thiago Casella Carraretto, reforça a necessidade de medidas estruturadas para prevenção. "Nosso foco é implementar soluções efetivas, desde o monitoramento das áreas de risco até a recuperação da vegetação nativa. Contamos com o apoio da comunidade para que essas ações sejam bem-sucedidas."
O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado segue monitorando a situação e reforça a importância da colaboração de toda a sociedade para evitar novos incêndios. A prevenção e a ação rápida são fundamentais para minimizar os danos e garantir a conservação dos recursos naturais da região.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade