Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/07/2024

Resultados promissores: fauna em áreas rurais da região é monitorada

Imagem/Colaboração
Detalhes Notícia
Foram registradas seis espécies distintas: Sabiá-do-campo, Inhambu-chororó (ou Perdiz), Tatu-galinha, Cachorro-do-mato, Tamanduá-bandeira e Saracura-do-brejo

DA REDAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, por meio do contrato com a empresa Pedra Bruta Engenharia e Geociência, está desenvolvendo um importante trabalho de monitoramento das áreas de recomposição ambiental na Bacia do Ribeirão Lajeado, segundo informações fornecidas para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. A empresa contratada para prestar serviços técnicos e operacionais, tem realizado vistorias, monitoramento, fiscalização e levantamentos de campo, amparando as ações do Consórcio.
Durante uma visita a uma nascente do Ribeirão Lajeado, foram coletadas imagens de uma câmera trap, instalada no início de abril para monitoramento da fauna. Esta câmera, foi instalada sem fins metodológicos específicos, mas foi usada para verificar a presença de espécies na área. 
Entre 11 e 20 de abril deste ano, foram registradas seis espécies distintas: Sabiá-do-campo, Inhambu-chororó (ou Perdiz), Tatu-galinha, Cachorro-do-mato, Tamanduá-bandeira e Saracura-do-brejo, que são espécies nativas do Bioma Mata Atlântica que ocorre em nossa região.
Os resultados iniciais são promissores e indicam uma diversidade significativa de fauna na área de recomposição florestal executada pelo Consórcio. Para obter uma avaliação mais precisa, novos monitoramentos serão realizados com verificações periódicas do dispositivo, além de expandir o monitoramento para outras áreas, informaram os diretores do Consórcio à reportagem.
A identificação dessas espécies fornece informações valiosas para futuros estudos de biodiversidade e conservação. A presença dessas espécies evidencia o sucesso das ações de reflorestamento e conservação do Consórcio, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também para a fauna local.
A recomposição florestal é crucial para a recuperação dos ecossistemas e para a preservação da biodiversidade. As ações do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado estão demonstrando impactos positivos, comprovados pelos registros da câmera de monitoramento, fortalecendo a importância de continuar com essas iniciativas para garantir um futuro sustentável para nossa região.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade