Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2024

Nota 9,4: Cetesb avalia aterro sanitário de Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Aterro sanitário é gerenciado pelo Daep, que é responsável pelo saneamento ambiental da cidade

DA REDAÇÃO

No dia 28 de maio de 2024, o aterro sanitário de Penápolis, localizado na Estrada Municipal Elpídio Aurélio Ferreira, S/N, foi inspecionado pelo técnico da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A inspeção, que avalia o Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) semestralmente, resultou em uma nota de 9,4 numa escala de 0 a 10.
O aterro sanitário é gerenciado pelo Daep - Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis, que é responsável pelo saneamento ambiental da cidade. Suas responsabilidades incluem a gestão do aterro sanitário e a administração de resíduos sólidos, como lixo doméstico, resíduos industriais Classe IIB, animais mortos, resíduos de serviços de saúde, entulhos e a coleta seletiva realizada pela CORPE (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).
A avaliação da CETESB é baseada em uma inspeção detalhada dos itens que compõem um checklist específico. Este checklist avalia e identifica possíveis inconsistências operacionais na área de disposição dos resíduos. 
Os parâmetros analisados incluem a estrutura de apoio (portaria, vigilância, isolamento e controle de acesso), frente de trabalho (compactação e cobrimento dos resíduos), presença de cobertura vegetal, inclinações, estrutura de proteção ambiental (impermeabilização do solo, drenagem de chorume e águas pluviais, gases, monitoramento de águas subterrâneas e monitoramento geotécnico), além de aspectos como presença de catadores, queimadas, presença de moscas, odores, aves e avaliação das estruturas e procedimentos.
O aterro de Penápolis recebe aproximadamente 43 toneladas de resíduos domésticos por dia. Todo o material é monitorado com uma balança rodoviária instalada na entrada da Central de Tratamento de Resíduos. As atividades de manutenção e monitoramento são contínuas durante todo o período de operação, garantindo a eficiência e a conformidade com as normas ambientais.
Segundo o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, o município de Penápolis é exemplar no cumprimento das normas ambientais na gestão de resíduos sólidos. "A nota alta do IQR é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade e a eficiência na gestão dos resíduos. Este resultado é um reconhecimento do trabalho contínuo e dedicado de toda a nossa equipe."
O reconhecimento do aterro sanitário de Penápolis com uma nota tão alta destaca o município como um modelo de boas práticas na gestão de resíduos, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade