CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
09/10/2024
Luto: a história do Sr. Arata Assami
DA REDAÇÃO
O engenheiro Agrônomo Arata Assami faleceu no dia 3 de outubro, aos 86 anos, sendo velado no Memorial Bom Pastor, e sepultado na Necrópole de Santa Cruz, com acompanhamento de familiares e inúmeros amigos.
Arata
Filho de Shinzo Assami e Oto Assami, Arata nasceu em 20 de dezembro de 1937, na zona rural do município de Mirandópolis, interior de São Paulo, 10 anos após seus pais terem migrado do Japão para o Brasil. Em setembro de 2015, recebeu Título de Cidadão Penapolense, proposto pelo presidente da Câmara na época, Caique Rossi, e a homenagem foi prestada com aprovação dos demais vereadores, em reconhecimento a sua efetiva atuação em diversos setores da cidade. No início da década de 60, iniciou o curso de Engenharia Agrônoma da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiros – USP, na cidade de Piracicaba, formando-se em 1967 na área de fitotecnia. Arata chegou em Penápolis em 1969, contratado pelo Banespa para a área de crédito rural. Casou-se com a professora Neide Ferlim Assami em 15 de dezembro de 1973, e o casal teve 3 filhos, Marcelo, Fabiana e Tatyana.
Arata criou e dirigiu de 1975 a 1982 a Penaplan, empresa de planejamento e assistência técnica para fazendeiros e produtores rurais. Entre tantas outras atuações no setor agrícola, colaborou com a CIPEL na produção de sementes de amendoim certificadas. Como professor, ministrou aulas de física no Colégio Agrícola, em 1970.
Na década de 90, cursa Ciências, Biologia e Pedagogia na Funepe. Entre 1998 e 2008, foi professor de Ciências e Biologia em escolas estaduais de Penápolis, Barbosa e Gabriel Monteiro.
Além da área agrícola e da educação, Arata teve intensa atuação no Lions Clube de Penápolis, presidindo o importante clube de Serviços por 3 mandatos.
Possuía também expressiva atuação na representação e defesa nipônica, presidindo a Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis no centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Configura como Membro fundador e presidente da Escola de Língua Japonesa de Penápolis, em 2002. Entre outras atuações, viabilizou também, a vinda de uma professora de língua japonesa através da Agência de Cooperação Internacional do Japão para ensinar crianças e adultos na cidade. Também foi homenageado como Profissional do Ano em 2014 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.