Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/05/2024

Cia Alternativa de Teatro: encontro "Antimanual de acessibilidade cultural" acontece neste sábado em Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Cíntia Alves é diretora teatral, roteirista, pedagoga e pesquisadora de acessibilidade estética

DA REDAÇÃO

Com objetivo de abordar a acessibilidade de maneira ampliada, promovendo o diálogo e a inteligência coletiva, a Cia Alternativa de Teatro realiza em parceria com a diretora e dramaturga Cintia Alves, do “Vozes Diversas”, o encontro "Antimanual Prático de Acessibilidade Cultural". O evento acontecerá no próximo sábado, dia 11, às 14h00, no CEU das Artes “Maurílio Galoppi dos Santos”, localizado na rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida.
O encontro é uma iniciativa colaborativa que busca criar um guia para a compreensão e fruição de bens culturais por e para pessoas com diferentes habilidades.  “Quando falamos de acessibilidade, muitas vezes pensamos apenas em soluções como janela de Libras, legenda, audiodescrição e rampa. Embora importantes, essas medidas não abrangem a totalidade das necessidades, o 'Antimanual' cria um espaço para que pessoas diretamente impactadas por dificuldades de acesso possam falar em primeira pessoa, compartilhando suas experiências e perspectivas. Não é um manual fixo, mas sim um painel para a abertura de diálogos e reflexões", explica Cintia Alves. 
O encontro é aberto a artistas, gestores culturais, educadores, programadores de arte e cultura, e espectadores em geral. “Todos são convidados a se juntar à conversa e a contribuir para a criação de uma cultura mais acessível”, comenta a atriz e produtora geral do projeto “Pagu: Um salto artístico do interior de SP”, Amanda Ribeiro. O “Antimanual” é um encontro de duas horas que acontece em três etapas: Ressonâncias, Café Polifônico e Publicação. As Ressonâncias trarão conferências sobre acessibilidade na cultura, enquanto o Café Polifônico promoverá rodas de conversa dirigidas, facilitando a participação plural. A publicação será um resultado coletivo das reflexões promovidas nesses encontros sendo que o projeto pretende construir uma plataforma de conhecimento compartilhado sobre acessibilidade, criando uma rede de diálogos e problematizando os parâmetros de acesso previstos em lei. 
Para realizar a inscrição basta acessar o site alternativa.ciadeteatro.com.br/antimanual/ . É totalmente gratuito.

Parcerias do governo Federal, Estadual e Prefeitura de Penápolis
A Cia Alternativa de Teatro surgiu em 2016, na cidade de Penápolis, com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserido. O grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e para isso, deu início a uma pesquisa envolvendo diversas áreas das artes: literatura, cinema, música e artes plásticas. Ao longo desses 8 anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção deste coletivo e com isso a Cia produziu 5 peças autorais e 3 ações artísticas. 
O encontro é uma realização da Cia Alternativa de Teatro e Teatralogando, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativa; do Governo Federal, através Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. E conta ainda com o apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Penápolis e Daep. 

(Com informações AI/Cia Alternativa de Teatro)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade