Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2019

1º Grupo: EE Luiz Chrisóstomo se torna centenária na educação

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Como parte das comemorações ao longo da semana, escola ainda recebeu abraço coletivo de seus alunos e funcionários

DA REPORTAGEM

A Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, localizada no centro de Penápolis está vivenciando nesta semana uma data histórica ao completar ontem, 100 anos de fundação registrada em 16 de setembro de 1919. Para comemorar a importante data, diversas atividades estão sendo promovidas durante esta semana, envolvendo alunos e funcionários da escola.
Na manhã de ontem, para assinalar a data, diversos alunos e funcionários se reuniram ao redor da escola e realizaram um abraço simbólico no prédio. “A ação é promovida em todo aniversário da escola, entretanto, neste, teve uma simbologia ainda mais especial por se tratar do seu centenário”, afirmou a diretora da escola, Fernanda Greco.
Ainda como parte das comemorações, a escola promove, na próxima sexta-feira (20) uma mostra cultural promovida pelos próprios alunos, para a visitação de alunos e outras escolas. A exposição apresenta diferentes trabalhos também voltados ao centenário. “Os trabalhos vieram sendo confeccionados pelos alunos ao longo das últimas semanas, como parte de tudo o que estamos trabalhando com eles sobre o centenário de nossa escola. O tema tem sido trabalhado dentro da sala de aula, o que tem gerado resultados muito satisfatórios”, explicou a diretora.
Já para o próximo sábado (21) está prevista a solenidade oficial do centenário da escola. O evento deve contar com a presença de diversas autoridades e também de ex-alunos que estão sendo convidados. Além disso, os alunos que estudam atualmente, também estão programando uma série de apresentações especiais para marcar o evento, entre elas apresentações do coral formado por 57 alunos, além da fanfarra da escola, entre outras. 

Cápsula
Um dos momentos mais marcantes do evento será a cápsula do tempo que está sendo produzida pelos alunos e funcionários e que será enterrada num local dentro da própria escola, o qual já vem sendo preparado. Diversos objetos estão sendo preparados para fazerem parte da história, tais como recortes de jornais, fotos de alunos e funcionários e até mesmo cartas escritas pelos alunos contando  como veem a escola hoje, e o que esperam dela para os próximos 50 anos, período em que a cápsula deverá ser novamente aberta. “Os alunos estão muito entusiasmados com este momento, pois eles estão fazendo parte da história e a vivenciando”, comentou a diretora. “Nós também estamos muito animados como tudo isso, está sendo uma experiência valiosa, com muitas pesquisas sobre a história da escola, depoimentos de ex-alunos e funcionários, estamos aprendendo sobre a história da escola que temos nos dedicado”, enfatizou a diretora.
Na página do Facebook da escola estão sendo postados diversos vídeos com depoimentos de ex-alunos, professores e funcionários, bem como a mensagem do atual Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, professor Lucinei Aparecido Euzébio. “100 anos de história, 100 anos de contribuição para uma sociedade mais justa e ética, mais harmônica e fraterna. É assim que a Escola Luiz Chrisóstomo de Oliveira tem atuado. Formando seus alunos para o exercício da cidadania, visando o pleno desenvolvimento da pessoa”, comentou o dirigente em seu vídeo publicado pela escola na rede social. 

Destaque
A escola, que teve seu prédio tombado pelo Estado em 2002 e passou por uma profunda reforma em 2014, vem se destacando em diferentes temas. Além do destaque nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), com notas elevadas, a escola também se tornou referência no ensino de educação especial.
Além disso, recentemente, a escola se destacou nos noticiários da Secretaria Estadual de Educação com o projeto “Horta da Escola”, iniciado em 2017 que atende a 240 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os quais aprendem conceitos tanto de educação ambiental quanto de alimentação saudável.
Todos os alimentos colhidos na horta são aproveitados na merenda escolar. No espaço são trabalhados temas como preparo do solo, fertilização com produtos naturais e orgânicos, técnicas de plantio e colheita, entre outros.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade