Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/12/2017

Órgãos de jovem de Avanhandava são transplantados

DA REPORTAGEM

A decisão da família da jovem Daniele Fermiano de Lima, de 23 anos, em doar seus órgãos levou esperança para outras pessoas que receberam ou receberão os órgãos captados. Ela foi encontrada caída com uma motocicleta na manhã de segunda-feira (11) na estrada vicinal Armando Viana Egreja, entre Avanhandava e Penápolis. Desacordada, ela foi levada para a Santa Casa de Araçatuba, onde teve sua morte cerebral constatada no dia seguinte. Daniele foi sepultada no início da tarde de quinta-feira (14) no cemitério municipal de Avanhandava. A causa do acidente ainda é investigada pela polícia.
Médicos de Araçatuba fizeram a captação do coração, os dois pulmões, pâncreas, fígado, os dois rins e as córneas da doadora, um rápido esquema foi montado na manhã de quarta-feira (13) para a captação dos órgãos da jovem e o transplante em outros hospitais do Estado. Até aviões foram usados nos trabalhos, já que existe a necessidade de transplante rápido após a captação. Coração e pulmões precisam ser transplantados em no máximo quatro horas.
Enquanto o trabalho de captação ocorria em Araçatuba, simultaneamente as pessoas receptoras já eram preparadas para o procedimento. A captação foi feita na Própria Santa Casa de Araçatuba e o transporte ocorreu com a ajuda de Guardas Civis Municipais, que precisaram montar um forte esquema para levar as caixas térmicas com os órgãos até o aeroporto de Araçatuba, onde aviões já os aguardavam. Uma das aeronaves usadas foi da Força Aérea Brasileira. O coração transplantado foi levado para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e rapidamente levado de helicóptero ao Instituo do Coração (Incor) para ser transplantado. Entre os receptores dos órgãos captados está uma criança que nasceu com uma cardiopatia grave e receberá o coração da doadora. Um dos pulmões foi transplantado em uma adolescente de 17 anos, que aguarda na fila desde setembro de 2016. Ela sofre de hipertensão pulmonar grave. A receptora do fígado foi uma mulher de 46 anos, que já tinha sido transplantada, mas desenvolveu uma hepatite grave. Outra mulher, de 37 anos, receberia o pâncreas, que aguardava há dois meses. Ela está internada no Hospital Leforte, antigo Hospital Bandeirantes, uma das principais referências nesse tipo de transplante no Estado.
Já os rins foram encaminhados ao Hospital de Base de São José do Rio Preto para posterior transplante. A Santa Casa de Araçatuba permaneceu com as córneas para busca de pessoas que necessitam do procedimento e que sejam compatíveis.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade