CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
IMAGENS DA SEMANA
13/11/2024
Curso de maquiagem inicia nova turma no "Marco Guerreiro"
Uma nova turma iniciou o curso de técnicas básicas de maquiagem ofertado para moradores do Residencial Marco Guerreiro e região. A ação faz parte do trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Penápolis, através da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), para as famílias residentes no conjunto habitacional. Ao todo, 20 mulheres participam da capacitação e cada uma recebeu um kit com produtos de maquiagem para a utilização no curso. As capacitações são ministradas pelo Senac, contratado pela Prefeitura de Penápolis. A responsável técnica pelo projeto é a assistente social Maria Encarnação Simon. As aulas são ministradas em um container instalado na rua Maria de Fátima Goulart Guarnieri, 339, com a estrutura necessária para a realização dos cursos.
12/11/2024
Cadastro Único é tema de capacitação
Três servidores da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) participaram de uma capacitação sobre as funcionalidades do CadÚnico, o sistema de cadastro único para programas sociais como o Bolsa Família. O curso ocorreu entre os dias 4 e 7 de novembro na cidade paulista de Serra Negra. A capacitação é ofertada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e é obrigatória para os servidores que atuam na área. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, para Penápolis, foram disponibilizadas três vagas para o curso. “Todos os servidores que gerenciam o cadastro único devem passar por essa capacitação. O curso é realizado para ampliar o número de profissionais aptos a realizar as entrevistas, coletar e digitalizar os dados no sistema e cadastá-los ou atualizar as informações das famílias inscritas no CadÚnico”, explicou. O secretário complementou que a capacitação é necessária pois há um aumento da demanda de famílias que devem ser inseridas no cadastro único.
10/11/2024
Necessidade: Penápolis investe em nova unidade do Cras
A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) da Prefeitura de Penápolis instalará uma nova unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para atender ao crescimento habitacional e territorial da cidade. Essa será a terceira unidade do serviço. Os outros dois Cras estão instalados nos bairros Planalto e Eldorado. Para a instalação da unidade socioassistencial, Penápolis foi contemplada nesta quinta-feira (08) com um repasse de mais de R$ 330 mil para despesas de investimentos ou custeio para a implantação. Os valores serão repassados pelo Fundo Estadual de Assistência Social e a nova unidade também terá contrapartida da Prefeitura. O prefeito Caique Rossi destacou que a assistência social é uma das prioridades no investimento de recursos públicos.
09/11/2024
Município elabora protocolo de atendimento para idosos
Na última sexta-feira (01), a Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) iniciou o processo de construção do protocolo de atendimento à pessoa idosa em Penápolis. Esse foi o primeiro encontro de uma série de reuniões que discutirá o atendimento dos idosos. Participam diversos profissionais da rede socioassistencial, da política de saúde, educação, além da equipe técnica e gestora da Sedes, do âmbito da proteção básica e da proteção especial. Serão seis encontros realizados na Funepe que cedeu o espaço para o grupo. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que junto ao protocolo de atendimento, são elaborados o diagnóstico e o plano de ação para o público idoso.
08/11/2024
UBSs são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou nesta quinta-feira (7), a fiscalização ordenada para vistoriar, de forma surpresa e concomitante, um total de 441 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), em 236 municípios paulistas localizados no interior, no litoral e na região metropolitana da capital. Entre os municípios fiscalizados estão Penápolis, Alto Alegre e Avanhandava. A segunda fiscalização ordenada de 2024 contou com participação in loco de 441 Auditores de Controle Externo da área da Fiscalização, das 20 Unidades Regionais no interior e no litoral, além das 10 Diretorias de Fiscalização na Capital, na região metropolitana.
07/11/2024
Dobra número de mortes no trânsito em 2024 em relação ao ano passado
Dados divulgados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Infosiga, mostraram que somente entre janeiro e outubro deste ano, o número de mortes registradas por acidente de trânsito em Penápolis, foi o dobro dos óbitos ocorridos durante todo o ano de 2023. De acordo com os dados, durante o ano passado, foram oito mortes no trânsito, enquanto somente entre janeiro e outubro deste ano, 16 pessoas perderam suas vidas em decorrência de acidentes de trânsito registrados em vias urbanas, estradas municipais e rodovias que cortam a cidade de Penápolis. Julho foi o mês com maior registro de mortes em Penápolis, quando cinco óbitos ocorreram na cidade somente por acidentes de trânsito, superando as mortes registradas em março, que havia sido o mês com maior número de mortes em 2024.
06/11/2024
Câmara reitera pedido de segurança no trânsito na Ramalho Franco
A Câmara Municipal de Penápolis reiterou em sua sessão segunda-feira, dia 4, pedido em defesa de medidas da administração municipal para melhorar a segurança no trânsito na Rua Dr. Ramalho Franco, nas imediações da Padaria Nosso Pão e Açougue Boi. Apesar de diversos registros de acidentes, sendo o mais recente ocorrido no domingo, dia 3, com a colisão de um carro e uma moto, o local ainda não conta com redutor de velocidade ou outro dispositivo de segurança instalado pelo poder público. O vereador Paulinho do Esporte (UNIÃO BRASIL) afirmou que a Rua Dr. Mário Sabino, nas imediações da FUNEPE, com intenso fluxo de veículos em mão dupla de direção, também está sem investimentos da administração municipal para cuidados com o trânsito. Ele questionou os critérios da Secretaria Municipal de Trânsito para priorizar investimentos em alguns casos em que índices estatísticos de acidentes seriam menores.
05/11/2024
Equipe de Assistência Social participa de capacitação sobre a Primeira Infância
A equipe técnica que atua no programa Criança Feliz participou de uma capacitação sobre a Primeira Infância no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - Drads da Alta Noroeste – Araçatuba. Participaram da formação, os visitadores domiciliares e a supervisora técnica do Programa Criança Feliz, que é coordenado pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social). O curso foi ministrado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, destacou que o curso visa qualificar a equipe que atua no programa Criança Feliz.
02/11/2024
Artistas são convidados para expor na Primeira Casa de Penápolis
A Primeira Casa de Penápolis inicia neste mês um novo projeto para a exposição dos produtos de artesãos penapolenses e de artistas locais. Junto à Primeira Casa, funciona o Museu de São Francisco. Para aproveitar o espaço histórico, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) convida os artesãos e artistas para participarem do projeto. A iniciativa visa atrair o público para o espaço cultural e divulgar os artesão e artistas locais. Os interessados podem entrar em contato com a coordenação da Primeira Casa pelo telefone 3652-8040 ou comparecer ao local, localizado na rua dos Capuchinhos, 33 – Centro. O projeto será realizado de terça a sexta feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, mesmo horário de atendimento ao público.
01/11/2024
Dia de Finados: vendas de flores ainda é tradição
Com a proximidade do dia de Finados, neste sábado, 2 de novembro, uma das cenas mais comuns vista por aqueles que costumam ir aos cemitérios da cidade, são os ambulantes que ficam nas proximidades vendendo flores e velas. Em Penápolis, por exemplo, a grande movimentação se concentra em frente à Necrópole Santa Cruz, que todos os anos recebe milhares de pessoas durante a semana e no Dia de Finados. A tradição de enfeitar os túmulos de seus entes falecidos com flores, atrai estes ambulantes que nesta data têm a oportunidade de ganharem uma renda extra. Entretanto, a procura por flores na frente do cemitério vem caindo, o que tem desanimado alguns destes ambulantes, que passaram a ter lucros cada vez menores e a procurar alternativas para manter as vendas nesta época.
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.