Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

24/02/2012

A CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS MUNICIPAIS

Quando cursava o 4º ano do Curso de Engenharia Civil, uma das matérias ministradas éra " ESTRADAS –CONSTRUÇÃO E CONSERVAÇÃO" e o Professor , quando tratava da construção de estradas, insistia no capitulo DRENAGEM. Repito: insistia no fato de que sem a drenagem do leito carroçável, drenagem subterrânea ou superficial, nunca teríamos estradas em condições de uso permanente.

Para a drenagem superficial o método seria :

1) Sangrias (valetas) abertas nos trechos de maior inclinação do leito; 2) Valetas coletoras das sangrias correndo paralelas à estrada:;

3) Caixas coletoras das águas construídas na área de domínio da estrada, ou então ;

4) As caixas coletoras deveriam ser construídas nos terrenos lindeiros( propriedades particulares) e, neste caso com anuência do proprietário.

Quando , em 1964, eleito Prefeito, encontrei nossas estradas em estado de calamidade. Qualquer chuva as tornavam intransitáveis e, para sanar esse problema, constituí 3 (três) turmas de Conservação de Estradas, cada uma com um Encarregado e nove operários e um veículo, todas elas com o objetivo de abrir sangrias, valetas coletoras e, de comum acordo com os proprietários às margens das estradas, caixas de acumulação das águas provenientes da drenagem , de maneira a evitar erosões em suas propriedades.

Na minha administração e na seguinte acredito que nosso município teve as estradas municipais muito bem conservadas. (conforme afirmam os sitiantes mais antigos) É só conferir.

Agora fui surpreendido com notícia que li nos jornais de Penápolis:-

O DAEP (e não sei porque o DAEP) pagou cerca de 80 e tantos mil reais à uma firma especializada para estudar e propor ações para a conservação de estradas municipais e a proposta repete o que era feito a 60 anos atrás.

O que está havendo com nossa administração? Está sobrando dinheiro? Porque o DAEP pagou a conta ? O que o DAEP tem a ver com as Estrada Municipais? E o Departamento de Obras do Município? O que está fazendo que não sabe como cuidar de nossas estradas?

Na minha opinião o Municio de Penápolis jogou dinheiro fora.

Qualquer técnico razoavelmente informado na sua profissão saberia como drenar nossas estradas.

Sr. Prefeito- o dinheiro dos impostos pago pela população precisa ser bem empregado. É necessário um controle mais acurado do uso do dinheiro do Povo penapolense para que não se dê a impressão de incúria administrativa.

 

Penápolis, 19 de Fevereiro de 2012

 

Por Edison J. Geraissate, e-mail: edisongeraissate@terra.com.br

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade