Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

03/09/2011

Vocês sabem quem é Frederick Carrilho?

Olá amigos penapolenses, Frederick Carrilho é violonista, compositor secular e gospel, tendo como ascendentes, um avô pastor e saxofonista da Igreja Batista, uma mãe pianista e um pai apreciador dos famosos Long Playing de 33 1/3, 45 e 78 rotações por minuto (rpm).@Aos 6 anos de idade começou a estudar violão, aos 11 foi para o conservatório, aos 16 anos mudou-se para Indaiatuba. Estudou com ícones da música brasileira, como o professor Enrique Pinto, o maestro Abel Rocha e a regente Naomi Munakata. Concluiu seu mestrado em composição na Unicamp. Qual é a importância dessa pessoa para figurar neste jornal? Simplesmente, que o cara nasceu em Penápolis, "neste sol causticante e incandescente da Noroeste", texto este emprestado do famoso prefeito Joaquim Araújo, pai do então músico Waldir Araújo. Agora, um pequeno parêntese. Ressalte-se que o Waldir foi, salvo maior juízo, o precursor da música eletrônica em Penápolis, ao introduzir, nos iluminados salões de bailes da cidade, seu vintage órgão valvulado Diatron, pesando mais de 100 kg. Hoje tal instrumento é sintetizado em um módulo de hardware centrado em um processador digital de sinais (DSP) de 32 bits e pesa menos que 2 kg. Também pode ser emulado em software no notebook, usando um aplicativo VST (Virtual Studio Technology), ligado a uma boa placa de som externa e a um controlador MIDI. Ambas as soluções, compactas, baratas e igualmente eficientes. É o admirável mundo novo, da nova Arca de Noé Tecnológica, da era dos transgênicos, dos terabytes, dos picossegundos, dos nanotubos de carbono e das células tronco. É também, antagonicamente, a era e a ascensão dos drones e do genocídio em massa praticado pelos países ricos aos povos indefesos, sob à égide de ações de contra-medidas ao terrorismo internacional. Os drones, ao meio-dia, friamente desligam seus "computadores pessoais" e vão para casa almoçar com a família! Para saber mais sobre o Frederick Carrilho, entrem no blog dele, em http://www.myspace.com/frederickcarrilho . No link, a seguir descrito, é apresentada a relação das suas músicas gospel, dentre as quais a cantora Aline Barros gravou "Sonda me, Usa-me". http://www.myspace.com/music/charts/songs/christian . Tem ainda uma entrevista dele na Internet, no site http://musicabrasileira.org/frederickcarrilho/, para aqueles que apreciam uma boa leitura à moda inglesa, e desejam esnobar o anglicanismo que tão carinhosa e didaticamente nossa querida professora Cecília Rahal nos ensinou durante muitos anos. Após a breve apresentação que fiz do músico Frederick, registro aqui recomendação de que a Secretaria de Cultura local ou o Cine Lumine, explorem mais esse tema e, no limite, formalizem um convide especial para promoverem, pelo menos, uma apresentação dele na cidade. E não se esqueçam, por favor, de me enviar convite. Parabéns, penapolenses! Parabéns, comunidade evangélica e Igreja Batista de Penápolis local! Parabéns, família Carrilho! 

(*) José Angelo Amado, Brasília/DF

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade