Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

24/08/2011

190 URGENTE!!!
OU
190 INCOMPETENTE???

 

Venho aqui em nome dos moradores do Jardim São Paulo do município de Penápolis, estado de São Paulo, deixar público nossa indignação por um fato que ocorreu recentemente em nosso bairro, aliás, foi ontem para ser mais exato, dia 22 de agosto de 2011.

Fatos desse tipo têm se tornado corriqueiros em nosso dia-a-dia!

Um de nossos vizinhos, cujo nome foi preservado, teve vários pertences roubados, resultado de assalto ocorrido por volta das 18:45 hs de ontem, com toda a família dentro da própria residência.

Após o ato o meliante evadiu-se imediatamente do local, sendo seguido pelos próprios vizinhos que se mobilizaram em auxílio das vítimas.

O que mais me intriga é que imediatamente após o ocorrido o 190 foi acionado, e os policiais chegaram ao local dos fatos 35 minutos após o acionamento.

Quero ressaltar aqui que esta indignação não diz respeito aos policiais que atuaram na ocorrência nem nesta e nem em outras que já acompanhei, pois os mesmos podem ser chamados de heróis.

Heróis pelo fato de estarem providos de equipamentos arcaicos de comunicação, locomoção, defesa e principalmente salários ínfimos que não condizem com as necessidades básicas de um ser humano pai (mãe) de família, mesmo assim, ainda se dispõe com toda a vontade, arriscando a própria vida, á defender a população, honrando a ética pela qual juraram viver após formatura em seus respectivos quartéis. Pelo menos aqui em nosso município, somos agraciados com profissionais desse quilate.

O que não entendemos é que em plena era da comunicação, no século XXI, cujo sistema informatizado, nos propicia o contato imediato, ou seja, falamos com o outro lado do planeta simultaneamente, sem ruídos ou interferências, nossa polícia, nosso porto seguro, corporação na qual depositamos nossa confiança plena, demore no mínimo 35 minutos para receber e atender uma solicitação oriunda do 190, num município como Penápolis com 56.000 habitantes. Isto é demora em torno de 35 minutos para atender uma solicitação via 190.

Vamos analisar a situação do cidadão que solicitou o socorro, o desespero, ao sentir que ao chamar o apoio que sempre contou, olha para a direita, olha para a esquerda e nada vê, ninguém que possa vir em seu auxílio, a não ser os próprios vizinhos, armados de coragem e revolta com o fato, prontos a fazer justiça com as próprias mãos.

É claro que os policiais, ao chegarem no local dos fatos nada mais poderiam fazer. Infelizmente nossos policiais que são a ponta do novelo, que são os heróis de fato sentem-se até ridicularizados com fatos desse tipo.

Mas venho aqui em nome dos vizinhos do Jardim São Paulo, pelo menos da maioria deles, perguntar aos responsáveis pelo gerenciamento da logística de comunicação de nossa Polícia Militar, que é de responsabilidade maior do Estado de São Paulo: Caros comandantes responsáveis pela comunicação da Polícia Militar, os srs. já vivenciaram nas ruas a realidade nua e crua? Será que sabem o que é ser um cidadão de fato? Já tiveram a sensação de viver sem segurança, a mercê de meliantes, bandidos e traficantes? Será que os srs. gestores, donos de altos salários, ao projetarem o sistema de logística de comunicação da nossa estimada Polícia Militar, pensaram que a maioria esmagadora dos cidadãos não possui carro blindado e nem escolta própria? Ou será que desejam que sejam reforçadas as idéias das "milícias particulares" e até da "justiça com as próprias mãos"? Isto é ir contra a todos os princípios éticos e morais ao qual defendemos e pregamos constantemente em nosso cotidiano.

Reforço aqui nosso apoio incondicional aos policiais que atuam em nossas ruas, rogamos as autoridades estaduais melhores condições de trabalho a estes pais (mães) de família, como veículos, armas, treinamentos, equipamentos de apoio, salários dignos e uma comunicação eficaz e acima de tudo eficiente.

Pois estes policiais trabalhadores como todos, tendo a condição necessária para exercerem sua profissão, com certeza, os beneficiados diretamente seremos nós cidadãos que pagamos nossos impostos, frutos do suor de nosso trabalho.

Conto com todos na divulgação desta carta e obrigado pela atenção!

Engº. Eder Fonzar Granato, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade