Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

28/10/2010

Ponderações para o VOTO CONSCIENTE em 31 de outubro

Infelizmente a campanha eleitoral para Presidente da República menospreza a capacidade intelectual e de discernimento do povo brasileiro. Assim, eliminando as promessas demagógicas, as discussões religiosas e as agressões pessoais dos candidatos, temos de concreto:

* Os dois candidatos, assim como seus partidos (não as coligações!), tem origem semelhante (lutas contra a Ditadura e pela democratização do País, projetos de modernização do Estado e diminuição das desigualdades regionais, sociais e econômicas).

* As propostas de governo são semelhantes, com reformas sociais (educação, saúde, segurança) e investimentos em infra-estrutura (energia, portos, aeroportos, estradas).

* As discussões sobre privatização e empresas públicas tem sido superficial. Na prática, grande parte do patrimônio das empresas privatizadas continua nacional (fundos de pensões). Ao vender ações para a população (Petrobrás), o Governo atual (Lula), está privatizando. O que interessa de fato É O CONTROLE PÚBLICO dos serviços e investimentos estratégicos para o desenvolvimento nacional. Neste sentido, podemos confiar nos dois candidatos.

* Os dois candidatos apresentam um projeto de desenvolvimento, através do crescimento econômico, sem especificar estratégias de enfrentamento internacional. Faltam propostas de política cambial e fiscal.

Fica então a pergunta: ONDE ESTÃO AS DIFERENÇAS PARA QUE A ESCOLHA SEJA CONSCIENTE?

São poucas, porém importantes:

* O candidato Serra defende o controle do Banco Central pelo Governo. Atualmente está com a FEBRABAN.

* A candidata Dilma foi criada e moldada pelo atual Presidente Lula (líder carismático e popular). Temos exemplos na história recente onde criatura não correspondeu ao criador (Pitta criado por Maluf, Fleury criado por Quércia). Liderança e carisma não são transferíveis na mesma proporção que votos.

* As coligações da candidatura Dilma passam por Maluf, Collor, Sarney, Jucá e, por outro lado, Serra não consegue chamar nem FHC para seu lado.

* Para os dois grupos que disputam a presidência, os “fins justificam os meios”. No caso PT, cooptação para ter maioria (mensalão e etc...). No caso PSDB e em especial Serra, eliminação de obstáculos políticos, com ações éticas questionáveis.

Assim sendo, espero ter contribuído para a reflexão e ao mesmo tempo deixo público o meu apoio à candidatura SERRA, principalmente POR SER CONTRA O APARELHAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO POR UM PARTIDO POLÍTICO, pratica esta usada pelo PT!

(*) João Carlos D’Elia, médico, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade