Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

08/05/2010

DISPENSE SEU PATRÃO
 
Adorei a crônica do Hélio Consolaro, com o título "Dispense seu patrão", publicada no dia 01 de Maio, mundialmente comemorado como o "Dia Internacional do Trabalhador", apesar que boa parte dos conservadores denominam "Dia do Trabalho". Neste dia estava ai em Penápolis, e vi alguns Supermercados trabalhando normalmente e seus trabalhadores não ganhando o dia em dobro, como manda a lei. Lendo a crônica fiquei pensando como seria o mundo se Adão e Eva não tivessem cometido pecado e, portanto, não fossem castigados com o trabalho. Fiquei pensando como seria ótimo de as máquinas fizessem tudo e o que produzissem fosse distribuído igualmente entre todos os habitantes do planeta terra, em atendimento ao que nos ensinou o filho de Deus, Jesus Cristo, que disse: "Eu vim para que todos tenham vida em abundância" (Jo 10:10). Quando os "invasores" do Brasil precisaram de mão de obra para produzir o que necessitavam para enriquecer, foram à África e trouxeram seres humanos para serem escravizados. Lembro-me que nos livros de história, base para a nossa educação no passado, a justificativa era que os índios eram vagabundos e os africanos trabalhadores. Trabalhadores? Ainda bem que a fábula "A Cigarra e a Formiga" de autoria de Jean de La Fontaine é uma fábula, embora alguns obcecados pelo trabalho, ou patrão explorador, a use para convencer ideologicamente seus explorados a produzir cada vez mais e acumular para comprar o que produzem. O meu amigo Hélio Consolaro tem razão quando elogia o ócio. No entanto quando, no início do ano, almoçamos num maravilhoso restaurante em Araçatuba, senti a sua preocupação em dar conta das tarefas cotidianas na Secretaria de Cultura de Araçatuba. Estava hospedado no Hotel Nova York quando meu amigo chegou para almoçarmos, ja olhando para o relógio porque tinha que trabalhar. Eu, no entanto, em férias, não estava nem ai com a sua pressa.
(*) Walter Miranda, Araraquara/SP, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade