CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CARTA DO LEITOR
13/03/2010
Bananeiras + pernilongos = dengue
Há tempos venho ensaiando em escrever esta matéria. Imagino que as autoridades sanitárias (Saúde e Vigilância Sanitária) sabiam deste enorme problema. É uma espécie de “tri-nitro-tolueno” (dinamite). Estão aí por toda a cidade e ninguém... Bananeiras+pernilongos=dengue. Os encarregados de fazerem visitas em nossas residências, a grande maioria, bem cuidadas, e que nos exigem assinaturas após darem uma volta pelo quintal, pingando ali e aqui gotinhas, desconhecem que as bananeiras são criadouros de pernilongos. O Poder Público desconhece? Duvidamos. Esse negócio de escrever-se “Aedes Aegypti” (latim) e ainda nominá-los de mosquito. Não seria mais fácil escrever pernilongo? Bananeiras com suas folhas côncavas (formato de concha), saindo do caule, são criadouros de pernilongos (reproduzem em sete ou oito dias), daí porque no tempo das águas (chuvas), aumenta-se a presença dos pernilongos. E, quando se corta a bananeira, ela continua a transformar-se em criadouros, pois seu caule é constituído de poupa mole, acumulando-se água por vários dias. E todos nós sabemos (!) que logo após colher-se o cacho de bananas seu tronco é cortado, para brotar sua descendência. Cada bananeira dá apenas um cacho, eventualmente, dois, ao mesmo tempo. Daí o provérbio: “Você (ou eu) é bananeira que já deu cacho”. Deu o cacho de banana, acabou-se, tem que cortar o pé. As folhas côncavas das bananeiras servem até para reprodução de rãs, além de ratos, baratas, e, na zona rural, de cobras em sua base. Do outro lado do quintal de minha residência (fundos) existem dezenas de bananeiras e, pela cidade, milhares. Adianta, eu cuidar do meu quintal?!! Adiantar não adianta, é claro, mas estamos dormindo com o inimigo. Não estamos cobrando somente da atual administração, mas desde que estivemos vereador (2001/2004), falamos, pedimos e até discursamos com microfones e tudo. Fizemos matéria sobre o assunto, e .... Sabemos que politicamente falando é difícil e tornamo-nos antipáticos, cobrar-se ou legislar-se obrigando a erradicação de milhares de bananeiras na área urbana. Mas,...então temos que agüentar a dengue. Já falamos aos visitadores sanitários, que nos olham com olhares misteriosos, respostas que não nos animam muito, e tudo continua como estava. Eles são os menos culpados. Culpamos o pernilongo e a dengue. Lemos sempre nos jornais alertas sobre a dengue, que as grávidas e os idosos devem ter cuidado, quando começarem a sentir este ou aquele sintoma, etc... idosos, nem correr dos pernilongos (inclusive eu), estamos livres, mas... idosos, nem correr dos pernilongos, podemos mais. É estender o braço e dizer: “pode chupar”.
(*) Adolpho Avoglio Hecht, Penápolis/SP
Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"
Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.
- Virgílio Melhado Passoni, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- por Murilo Filipe Fernandes Carneiro, Bacharel em Sociologia e estudante de História, Penápolis/SP
- José Maria do Valle, Penápolis/SP, por e-mail
- por Alcidir A. Silva, Jatobá/SP, por e-mail
- José Carlos Altimari, Penápolis/SP, por e-mail
- Mensagens enviadas para as redes sociais do DIÁRIO DE PENÁPOLIS
- Virgílio Melhado Passoni, aposentado, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, aposentado, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, aposentado, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, aposentado, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, aposentado Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, Jandaia do Sul/PR, por e-mail
- Virgílio Melhado Passoni, Jandaia do Sul/PR (Agosto 2024), por e-mail
- por Areonth Assumpçao Rosa, Penápolis/SP
- por Alda Maria F. Alves, Penápolis/SP
- Mensagens enviadas para as redes sociais do DIÁRIO DE PENÁPOLIS
- por Célia Catharina Modena Gonçalves
- Abel José Corrêa, Penápolis/SP, mensagem enviada para as redes sociais do DIÁRIO
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.