Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

13/01/2019

FOLCLORE - FOLIA DE REIS

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas mais emblemáticas do país.
Ela possui um caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, dia de Reis ou dia dos três Reis Magos.
No Brasil é  celebrada  em  várias  partes  do  país e os estados onde esta tradição está mais presente são Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
A origem da Folia da Reis está associada a uma tradição cristã-católica portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil provavelmente no século XIX.
A Folia de Reis é celebrada com o intuito de ressaltar a visita dos três Reis Magos: Gaspar, Belchior ou Melchior e Baltasar ao menino Jesus por ocasião de seu nascimento. Conta-se de que foram guiados por uma estrela guia, até a gruta onde puderam prestar reverência a Jesus, levando presentes como ouro que significa realeza, mirra-imortalidade e incensos-fé ou divindade.
O nosso estado de São Paulo, foi um grande palco destas festividades, principalmente do Vale do Paraiba, Sorocabana, Mogiana.
A nossa região, especialmente a nossa cidade de Penápolis, havia muitos grupos que praticavam esta cultura, porém, com o avanço da modernidade foi acabando os grandes incentivadores a ponto de entrar para o esquecimento.
No domingo passado, 06 de janeiro, portanto Dia de Reis, pudemos ver uma excelente aula de folclore, com a família Reis, comandada pelo Sr. Gumercindo Reis, seus filhos, netos e  sobrinhos que deram um espetáculo de encher os olhos sobre este folclore, com o mestre e contra mestre Altair Reis e Altiério Reis tocando a viola (foto no jornal impresso) comandaram a cantoria, tendo nos violões Marilene Reis, Rosângela Reis, Rogério Reis e Paulo Reis, no cavaquinho o Sr. Gumercindo Reis, nos bumbos Silvano Reis e Kaio Reis, pandeiro Altimar Reis palhaços, Kaique, Bruno e Kauê Reis e a Sra. Maria Aparecida levando o estandarte da sagrada família com aos três Reis Magos.
A companhia de Reis saiu visitando três casas da Av. Goias, foi  rezado o Santo Terço entremeando aos mistérios saudações em cantoria, após a mesma foi novamente para o meio da rua onde os palhaços, além de fazerem comentários  sobre o significado da Folia de Reis, ainda terminaram fazendo desafios de evoluções acrobáticas para o delírio dos que estavam assistindo.
Como um bom brasileiro, paulista por excelência, penapolense e caipira de nascença, sou um adepto incondicional do folclore brasileiro, portanto quero expressar a minha enorme satisfação do convite que recebi da família Reis para assistir esta maravilha de folclore e creio que desde  o patriarca da família o Sr. Zequinha Reis (in memórian) até os dias atuais seus descendentes vem mantendo esta cultura que muito enobrece o folclore brasileiro e acreditamos que as novas gerações da família Reis está sendo incentivada a não deixar esta cultura morrer.
PARABÉNS FAMÍLIA REIS!

José Maria do Valle, Penápolis/SP, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade