
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
18/02/2025
Música Sertaneja: As Gaivotas

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre a dupla As Gaivotas, agradecendo nossa amiga Sandra Periparo pelo apoio e pesquisas.
Wera Liz nasceu na cidade alemã de Dibgeost. Com poucos meses de idade veio com a família para o Brasil, onde viveu sua primeira infância em Campo Limpo, no estado de São Paulo.
Enquanto aprendia português, ia cantando músicas de Tonico e Tinoco.
Aos nove anos de idade já participava de uma peça teatral interpretando o papel do garotinho que, sentado no colo de Tonico, representava o “Inocente Condenado”. Naquele dia o filho de Tinoco estava doente e ela foi convidada para substituí-lo. A partir de então a loirinha de olhos azuis motivou-se pela música sertaneja, e com apenas onze anos de idade começava a cantar na Rádio Cacique de São Caetano do Sul, ao lado da amiga Ilzinha.
Dois anos mais tarde, adotou o nome artístico de Ivete, formando a dupla Ivete e Ivone com o apoio de Orlandinho da Sanfona.
O duo costumava se apresentar cantando “Moreno do Paraguai” e “Orgulhoso”, sucessos das Irmãs Galvão.
Alguns anos mais tarde Wera Liz afastou-se da carreira. Casou-se, teve um casal de filhos (Soraia e Wellington), e quando tudo parecia estar acomodado e sua vida, apareceu Orlandinho sugerindo que ela formasse um duo com Serrana, pois achava que suas vozes se combinariam.
Serrana já havia tido boa experiência com a música sertaneja e, como Wera, estava afastada do meio artístico.
Maria José Gil (Serrana) nasceu na cidade de Monte Alto, no interior do estado de São Paulo. Passou sua adolescência em Dracena.
Aos dezesseis anos de idade veio com o irmão para São Paulo com a firme vontade de assistir o programa do Biguá, na Rádio Bandeirantes.
Nos bastidores da emissora conheceu uma moça que também gostava de cantar e as duas resolveram formar a dupla “Chiquita e Chinita”.
Logo o duo gravaria seu primeiro 78 rpm pela gravadora Mocambo, que incluía as músicas “Cavalo Pampa” e “Parabéns Meu Amor”.
Quatro anos mais tarde, Chinita converteu-se à Igreja Batista e resolveu cantar apenas músicas religiosas.
Serrana, a Chiquita, permaneceu sozinha até que conheceu Serraninha, com quem formou nova dupla e gravou uma faixa do LP “Terra Sempre Terra”, da Rádio Piratininga.
Também esta dupla não teria longa duração e Serrana partiu então para o terceiro duo de sua carreira: “Serrana e Serranita”, que permaneceram juntas oito anos, gravando um disco pela Phillips e apresentando-se em todo o Brasil.
Certo dia, trabalhando em uma empresa na cidade de Osasco, recebeu um telefonema de Orlandinho da Sanfona, propondo-lhe o retorno à vida artística. O antigo amigo estava pensando em Serrana e Wera, e já tinha idéia até do nome para a dupla: “As Gaivotas”.
A sugestão de Orlandinho deu certo. Logo “As Gaivotas” passavam a cantar em programas na Rádio ABC de Santo André.
Três anos depois procuraram Nalva Aguiar que as apresentou à produtora da recém-criada Rodeio, selo sertanejo da WEA.
Contratadas, “As Gaivotas” lançariam pouco depois o primeiro LP, que contou com a produção da própria Nalva Aguiar e obteve destaque com as faixas “Goianinho Lindo” e “Boiadeiro de Minas”.
O segundo LP da dupla, veio confirmar uma das mais promissoras e autênticas duplas femininas da música sertaneja.
Gravaram um total de 04 LPs.
Amigos, semana que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração.
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 450 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 04h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Folia aliada à sustentabilidade: um carnaval consciente começa pela reciclagem
- Como construir um Brasil grande
- Procurando entender a saúde financeira da União
- A verdade como pilar da justiça: os riscos da litigância de má-fé
- Isenção para PCD: nova regra pode ser inconstitucional e criar precedente perigoso
- O Brasil continua sendo o paraíso dos banqueiros
- Música Sertaneja: Brinquinho e Brioso
- Danos morais no descumprimento contratual - limites e possibilidades
- Responsabilização penal de autoridades por mortes em áreas de risco
- A Lei Orçamentária Federal e as emendas parlamentares
- Música Sertaneja: Vieira e Vieirinha
- Justiça autoriza registro de criança com três pais e uma mãe no Espírito Santo
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.