Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

25/10/2024

Outros Mandamentos Climáticos

O cientista Antônio Nobre do INPE elaborou dez mandamentos para salvar o clima do planeta e a humanidade. Vimos em artigo anterior os mandamentos: (1) A absorção de carbono em ambientes úmidos, (2) A esponja de água, e (3) O resfriamento do ar. Eis os demais.

(4) Elevação e transporte de calor. A transpiração das plantas captura o calor do ambiente na superfície, armazenando-o em vapor de água que sobe carregado de calor latente absorvido da superfície para altitudes maiores.
(5) Aquecimento que se transforma em resfriamento. O gás CO2 na atmosfera retém cerca de 20% do calor emitido pelo planeta, mas o vapor d'água pode reter até 80% desse calor, o que pode não parecer bom, mas isso só acontece se o vapor d'água permanecer estagnado no ar. No entanto, o vapor na atmosfera condensa-se e libera energia latente que coloca os ventos em movimento e emite calor radiante.
(6) Dissipação do calor. O calor radiante liberado durante a condensação do vapor d'água nas camadas altas da atmosfera escapa mais facilmente para o espaço do que o calor emitido pela superfície, porque aí existem menos gases de efeito estufa. O vapor d'água funciona como um elevador, conforme explicado acima, assim resfriando o planeta.
(7) Geração de chuvas amigas e nuvens brancas refletem o sol. O vapor d'água em condensação forma nuvens que eventualmente precipitam como chuva desde que haja uma temperatura baixa e a presença de partículas no ar que funcionem como sementes de condensação, promovendo a aglutinação de moléculas de água gasosa em gotas líquidas. As árvores liberam gases orgânicos que se tornam fontes muito importantes de sementes de condensação. Elas fornecem todos os ingredientes para a formação e regulação das chuvas.
E até 70% da radiação solar incidente é refletida de volta ao espaço pelas nuvens brancas que se formam sobre a floresta. Esse é o maior fator de resfriamento da Terra por florestas.
(8) Bomba biótica. A condensação do vapor d'água libera parte de sua energia latente na forma de redução de pressão. Esse efeito mecânico forma e impulsiona correntes de ar de baixa altitude que funcionam como correias transportadoras, movendo matéria e energia ao redor do globo. Esses movimentos são especialmente importantes no transporte de umidade dos oceanos para o interior dos continentes, assim como no transporte de calor das latitudes tropicais para os "radiadores planetários" localizados em ambos os polos. As florestas são exímias promotoras da bomba biótica.
(9) Domadoras de tormentas. As copas de florestas densas e irregulares formam uma barreira de vento muito eficiente, oferecendo um meio para que os ventos dissipem sua energia cinética, evitando assim a ocorrência de circulações energéticas como tornados e outros eventos destrutivos semelhantes.
(10) Clima amigável e seguro. A junção de todos os efeitos mencionados acima, além de muitos outros serviços ecologicamente mediados fornecidos pela vegetação em geral, e especialmente pelas florestas, resultará em um clima benéfico e hospitaleiro.

(*) Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Mario Saturno (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade