CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
21/08/2024
Dores no corpo causadas pela ansiedade
Nos últimos tempos, com a possibilidade de estar cada vez mais municiado de informações sobre tudo, pelo avanço do advento tecnológico que despeja a cada segundo uma série de conteúdos sobre os mais variados assuntos, principalmente, sobre a saúde mental e suas diversas complexidades, podemos confirmar o quanto a conexão entre mente e corpo é poderosa e os efeitos devastadores da ansiedade demasiada em nosso corpo.
Quando o nível de estresse e de ansiedade de uma pessoa, ultrapassa a normalidade, certamente, o corpo vai gritar e apresentar vários sintomas desconfortáveis, como um alerta de que algo precisa ser feito, como por exemplo: dores de cabeça intensas.
O estresse constante pode resultar em enxaquecas e dores de cabeça tensionais. Às vezes, essas dores aparecem sem um motivo claro, mas são um reflexo direto do nosso estado emocional. Outro sintoma intenso são as tensões musculares, principalmente, concentradas nos ombros e pescoço. A pessoa tem a sensação de que está carregando o peso do mundo. Essa rigidez muscular é muito comum em estados de estresse e ansiedade elevados e podem se agravar, especialmente nessas áreas, provocando ainda mais inflamações musculares. Juntamente com esses sintomas descritos, podemos também ter o agravamento e a associação dos problemas digestivos. Nestes caos, são aquelas situações em que, o famoso "frio na barriga" extrapola e vai além do clichê. A ansiedade pode desencadear síndromes como a do intestino irritável, causando desconforto e dores abdominais severas. E quem nunca, em uma crise de ansiedade, sentiu dores no peito? Sim, elas surgem e podem provocar aquela sensação de aperto no peito, gerando a falsa ilusão e até confundindo os sintomas com possíveis problemas cardíacos.
Embora seja sempre importante checar com um médico, frequentemente, essas dores estão ligadas a crises de ansiedade.
Ainda sobre os sintomas de dores no corpo, refletidos pela ansiedade e estresse, não podemos esquecer da fadiga e insônia intensa. Quando nosso corpo e mente estão exaustos, a tendência é que essa exaustão traga como consequência, noites mal dormidas e uma sensação constante de cansaço, agravando ainda mais os sintomas físicos. Enfim, quando falamos de saúde mental, muitos são os parâmetros que devemos observar para conseguir ter harmonia e tranquilidade para encarar os desafios diários, sem sofrer com as dores da mente ou do corpo.
Refletindo sobre isso, sabemos que para muitas pessoas, as dores da ansiedade se caracterizam como uma realidade diária, mas é possível buscar alívio com a terapia para trabalhar o autoconhecimento. Desenvolver e praticar técnicas de respiração, terapias energéticas e ampliar os cuidados conscientes consigo mesmo. Esses são passos essenciais para restaurar o equilíbrio e a tranquilidade, sempre começando pelo simples e aprendendo a ouvir o corpo.
(*) Dra. Andréa Ladislau é Psicanalista. Instagram: @dra.andrealadislau
Dra. Andréa Ladislau (*)
- Eleições OAB: o resgate da Advocacia
- Mais uma vez, os trabalhadores vão pagar pelo rombo nas contas públicas
- Música Sertaneja: Taviano & Tavares
- Direitos trabalhistas: férias e 13º salário garantidos pela legislação brasileira
- Abandono afetivo gera dano moral
- A classe trabalhadora está pagando caro pela crise do capitalismo
- Música Sertaneja: Jorge Luiz & Fernando
- Divórcio: entenda as diferenças entre consensual e litigioso
- Avaliando o resultado eleitoral em Penápolis
- Música Sertaneja: Zé Carreiro e Carreirinho
- Qual momento procurar psicólogo para a criança?
- Funcionários têm mais direitos que patrões
- A tragédia do rompimento da barragem de Mariana (MG) não foi um acidente
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.