
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
20/08/2024
Música Sertaneja: Festa dos Tropeiros, preservando as tradições

Amigo amante da música sertaneja, hoje a escrita é sobrea a nossa Festa dos Tropeiros, agradecendo o DIÁRIO DE PENÁPOLIS pelo apoio.
A Nossa primeira cavalgada foi realizada a nove anos a traz no bairro rural Córrego Grande, depois foi no bairro do Paraguai, e da terceira edição em diante foi no bairro Saltinho do Galinari, onde realizamos até então. Em 2020 não realizamos por causa da pandemia.
São oito edições no qual procuramos sempre melhorar a cada ano.
O intuito da Festa dos Tropeiros é preservar as tradições do tropeirismo e peão de boiadeiros, grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e cultural de muitas regiões brasileira principalmente no estado de São Paulo.
As principais rotas de tropeiros e boiadeiros no estado era as regiões de Sorocaba, Araraquara, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, onde Penápolis também foi “Berço e “Presidente Prudente.
No evento temos a culinária típica de “queima-do-alho”, como Arroz Carreteiro, Feijão Gordo, Carne na Chapa, Mandioca, Farofa e Salada. A dança de catira que será realizada pelos “Caetanos Catireiros” da cidade de Tanabi. Toque de Berrante que era a comunicação dos boiadeiros no transporte de boiada nas estradas do sertão. Cavalgada e encontro de comitivas de cavaleiros e muladeiros de toda a região com saída as nove da manhã do bairro rural Santana.
Contaremos a presença dos locutores Derli de Camilo, de Alto Alegre; Marco Antônio, de Penápolis; Bertaco Neto, de Araçatuba; e eu que escrevo Caipirão, hoje residente em São José do Rio Preto.
A musicalidade raiz do sertanejo caipira não poderá faltar. Nomes como Divino & Donizete e Bob Joe já se apresentaram em edições anteriores. Este ano contaremos com a apresentação de Altair & Rodrigo Viola, de Penápolis; Irmãs Jacó, da cidade de Assis, primas da dupla Jacó & Jacozinho; Jairo do Cedro, de Mirassol, filho do cantor e violeiro Zé do Cedro; Darcio & Marques, de Braúna e Birigui, Grupo Os Caipirão, de Penápolis; Billy Nelson que é um cantor country de São Paulo; e a Dupla “Orgulho do Brasil” Roberto e Meirinho, de São Paulo, com mais de 50 anos de carreira estarão cantando seus maiores sucessos e novas canções.
Então calce a bota e o chapéu, traga a família e venha festar com agente na 8ª Festa dos Tropeiros no bairro rural Saltinho do Galinari. Convites antecipados na Onda Verde Produtos Naturais no Village Regina, Montiel Rações próximo a Prefeitura e na Agropet Rei na entrada da Cidade Jardim. Para mais informações sobre o evento entre em contato pelo número (17) 99792-8881.
Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa música sertaneja e tradições de nossa terra, abração.
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 450 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 04h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
- Racismo: ou ignora, ou não alcança
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.