Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

25/06/2024

Música Sertaneja: Festas Juninas - São João no Brasil

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da música sertaneja hoje nossa prosa ainda será sobre o as Festividades Juninas Tradicionais.
As Festas juninas no Brasil, também conhecidas como festas de São João por celebrarem a natividade de São João Batista (24 de junho), são as comemorações anuais  brasileiras adaptado do  solstício de verão europeu que ocorre no meio do inverno do hemisfério sul. Estas festividades, introduzidas pelos  portugueses durante o período colonial (1500-1822), são celebradas durante o mês de junho em todo o país. A festa é celebrada principalmente nas vésperas das solenidades  católicas de Santo Antônio,  São João Batista,  São Pedro e  São Paulo.
O Nordeste do Brasil é em grande parte árido ou  semiárido, essas festas não apenas coincidem com o fim das estações chuvosas da maioria dos estados da região, como também oferecem às pessoas a oportunidade de agradecer a São João pela chuva. Elas também celebram a vida rural e apresentam roupas, comidas e danças típicas (principalmente a quadrilha).
No geral a festa é praticada como princípio por agricultores e trabalhadores rurais, conhecidos pelos “civilizados” da cidade, como caipiras ou matutos. Os homens se vestem de fazendeiros com grandes chapéus de palha e as mulheres usam rabo de cavalo, sardas, dentes pintados e vestidos xadrezes.
Ouço muita gente criticando aqueles que residem em cidades maiores, que “acreditam” que os “caipiras” do interior são menos educados e incapazes de se socializar adequadamente. Isso geralmente se reflete nas caricaturas de caipiras ensinadas às crianças nas escolas brasileiras, que são instruídas a usar gramática incorreta e agir como tolos durante o festival. A ênfase na tradição religiosa ficou de lado, o festival é apresentado como um grande encontro para brasileiros e turistas com grandes espetáculos nas principais cidades e uma carnavalização das festas onde outros gêneros musicais são introduzidos e desconfigurando a tradicional música do interior.
Embora sejam praticados e organizados principalmente por escolas, muitas cidades organizam sua própria grande celebração. Entre as maiores festas juninas celebradas no Brasil, estão o São João de Caruaru, o São João de Campina Grande, o São João de Aracaju, o Bumba meu boi de São Luís e o Encontro Nacional de Folguedos em  Teresina.
Semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa cultura brasileira, grande abraço.

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade