Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

16/01/2024

Música Sertaneja: Edivan e Gisele

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre um dos duos mais queridos do Brasil e que um de seus integrantes nos deixou recentemente.
Edivan e Gisele são de São José do Rio Preto, São Paulo, e caíram na rede com uma bela e caseira versão de “Casebre de Palha”. O sucesso foi tanto que tiveram até que abandonar o emprego para se dedicarem à carreira de dupla sertaneja.
Rolava um churrasco descontraído na varanda de uma casa na cidade de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo.
O vídeo da canção “Casebre de Palha”, famosa na voz de Matogrosso e Mathias, uma composição que fala da realidade brasileira após a abolição da escravatura, toada assinada por Morgado e Morinaldo.
Esse vídeo gravado por Tony (da dupla Tony e Kleber) no dia 30 de janeiro de 2014, foi para o Facebook, e estourou. Depois vieram o WhatsApp e o YouTube.
Aparecido Antonio dos Santos (Edivan) era casado com Gisele Mara Moreira (Gisele), há mais de trinta anos.
O início de 2014 foi bastante conturbado na vida do então assessor da prefeitura de São José do Rio Preto. Após muitos anos sem estar no cenário sertanejo, tinha reatado, a pedido do cantor e amigo José Rico, a dupla Edivan e Brasileiro.
Esse projeto havia se iniciado em 1977. Juntos Gravaram 2 LPs. Conviveram com músicos da época, do cenário sertanejo que se formava, mas deixaram a parceria em 1982.
Com o retorno em 2013, preparavam um novo álbum. Nunca foi lançado. João Carlos da Silva, o Brasileiro, viria a morrer em um acidente de carro, aos 56 anos, no início do ano seguinte.
Gravou e se apresentou junto com Sonelli com quem gravou 1 LP.
Cantou por quatro anos ao lado do Amaraí, mas não chegaram a gravar. Edivan pensou em parar, até que após anos cantando sozinho ou com outros companheiros de palco, o cantor teria dentro de casa, com a sua esposa, uma nova chance de prosseguir na música. Lógico que Gisele não aprendeu a cantar no dia do vídeo.
Nascida em São Carlos, mudou-se para a região de São José Rio Preto e, influenciada pela família de músicos, cantava desde os dez anos de idade. Seus irmãos caçulas, os artistas mirins Tico-Tico e Beija-Flor, no final dos anos de 1980, paravam o Brasil com seus mullets e roupas de franja aos domingos no Programa “Show de Calouros”, apresentado por Sílvio Santos. Mas Gisele afirma que a grande inspiração para sua forma de executar as músicas com a voz foram os seus pais, Gilberto e Roseli, que chegaram a gravar um álbum sob o nome de Duo Oriental. A mãe, Roseli, faleceu em 2016.
Em 1986, Edivan estava na estrada, passando por São José do Rio Preto, quando foi chamado por um amigo, dono de uma lanchonete, para integrar o corpo de jurados em um concurso de talentos locais que organizara. Cansadão, vindo de shows e de longo trecho na viagem, pensou em declinar. Acabou indo. Mal se mantinha acordado quando viu a jovem Gisele se apresentar no palco com a irmã. Ficou apaixonado. Namorou por apenas dois meses, e estão ficaram juntos desde então.
Aliás, se a paixão foi forte, as notas do júri nem tanto - as irmãs ficaram em segundo lugar na competição. A dupla formada pelos pais das meninas levou o prêmio principal da noite.
Poucos meses após a explosão na internet, a dupla já estava no palco do Viola Minha Viola, emocionados, cantando ao lado de Inezita Barroso, também pelo Programa do Ratinho, Balanço Geral, também por diversas apresentações em programas na TV Aparecida, e na Rede Vida, sem falar em tantas outras atrações ligadas a esse gênero musical, em emissoras regionais e na internet.
Edivan teve de deixar o emprego na prefeitura para se dedicar à carreira. Com apelido de “Gaúcho” era conhecido como o Rei dos Jingles, fazia as musiquinhas para as campanhas políticas de vários candidatos.
O Duo Edivan e Gisele gravaram 3 CDs e tem centenas de vídeos na internet.
Na manhã da ultima terça-feira (9) Edivan teve um infarto fulminante e faleceu em sua residência em São José do Rio Preto-SP
Edivan era um grande companheiro, estive com ele em várias ocasiões, churrascos, festivais e encontro de violeiros. Falava com ele quase que todas as semanas pelo aplicativo WhatsApp, muito briguento, mas gente boa barbaridade.
Participou de 3 eventos que promovemos em Penápolis no Salão da Igreja da Vila Fátima, no Salão do Santuário São Francisco de Assis e no bairro Rural Saltinho do Galinari. Mais uma grande perca para nossa música sertaneja. Semana que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração!

 

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade