
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
09/01/2024
Música Sertaneja: João Carreiro

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre um grande companheiro, amigo particular que nos deixou recentemente, João Carreiro.
João Sérgio Batista Corrêa Filho, João Carreiro, nasceu em Cuiabá-MT no dia 24 de novembro de 1982 e faleceu em Campo Grande no dia 3 de janeiro de 2024 e por Hilton Cesar Serafim da Silva, o Capataz nasceu em Cuiabá no dia 14 de fevereiro de 1978.
Foi com a música “Desatino” que a dupla se destacou em Mato Grosso. Lançaram alguns CDs independentes e em 2009 veio o CD “Os brutos do sertanejo”, pela Som Livre, que contou com as seguintes composições de sua autoria “Faculdade da Pinga”; “Descartável”; “Eu só Sei te Amar”; “Campo Grande / Cuiabá”; “Lágrimas de Crocodilo”; “Ói Nóis Traveis”;”Xique Bacanizado”; “Preta”; e “Caroline e João, além de “Tá Bagunçado, mas tem Gerência”, com Fernando, “O Remédio é Beber”, com João Lucas, “Bruto Rústico e Sistemático”, com Jadson, “Não Quero Mais”, com Capataz e Erik Cabeça; “O meu é bem maior”, com Jadson e Silvio Rodrigues, e “O que será que nóis não tem?”, com Silvio Rodrigues.
Também em 2009, sua música “Bruto rústico e sistemático”, destaque do primeiro CD da dupla João Carreiro e Capataz, foi incluída no CD da trilha sonora da novela Paraíso, da Rede Globo de Televisão, lançado pela Som Livre.
Em 2011, lançou com Capataz CD duplo, “Lado A e lado B”. Grande marco na carreira. A dupla fez várias participações em várias canções de diversos artistas ao longo da sua trajetória.
Sucessos como “O Que Essa Moça Fez Aqui”, “Volta Pro Meu Coração” e “Prefácio” consagraram a dupla também no quesito romântico.
Gravaram em 2012 na cidade de Cuiabá um DVD que não foi lançado pois a dupla se separou em 2013, pois João detectou sintomas de forte depressão e TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Com o problema, ocorreram desavenças nos projetos da carreira dos dois, o que culminou no fim da dupla. Capataz ingressou em outra dupla, Carreiro & Capataz, no qual continuam se apresentando.
João decidiu então interromper a carreira artística por tempo indeterminado para tratar de sua doença. Cerca de três anos depois, retomou a carreira artística.
Retornou em 2015 lançando um CD de musicas religiosas e outro com canções como “Rodoviária” e “Cigana”.
Em 2018, lançou com a dupla Jads e Jadson o DVD “Brutos de verdade – Jads & Jadson e João Carreiro – O encontro mais bruto da música sertaneja!”, pela gravadora Som Livre. No qual a canção “Abstinência” foi destaque.
Gravou em 2023 o DVD em Campo Grande-MS com destaque para as canções “Chora Que Eu Te Esculto”, “Coração Escriturado” e “O Bagulho é Louco Mano”.
Também gravou no ano passado para ser lançado em 2024 várias canções sertaneja raiz.
E Infelizmente na noite da última quarta-feira (03) João Carreiro, um dos grandes nomes da música sertaneja nos deixou aos 41 anos.
Após complicações devido a uma cirurgia para adicionar uma válvula no coração no Hospital do Coração, em Campo Grande-MS. O Prolapso da Válvula Mitral é, na maioria dos casos, considerado benigno, mas a decisão pela intervenção cirúrgica surge da necessidade de garantir a saúde do artista. Porém, durante o procedimento o cantor passou mal e não reagiu. Por mais de horas foi tentado a reanimação.
Estive com o João em várias oportunidades desde a época da dupla com o Capataz, o que consolidou nossa amizade. Agente sempre trocava ideias sobre moda raiz pelo aplicativo WhatsApp, ele sabia dos meus gostos e quando a gente se encontrava, tomando tereré e escutando moda era muito bom.
A minha gratidão ao João Carreiro e os nossos sentimentos aos fãs e familiares.
Semana que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração!
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.