
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
19/12/2023
Música Sertaneja: Juliano e Jardel

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre a dupla Juliano e Jardel. Agradecendo sempre nossa amiga Sandra Peripato pelo apoio e pesquisas.
Os irmãos Mário Lima de Freitas (Juliano), e Joaquim Lima de Freitas (Jardel) nasceram em Salto do Itararé, no norte do estado do Paraná.
Começaram a cantar desde crianças, participando de festinhas nos sítios e fazendas da região.
Apresentaram-se pela primeira vez no rádio em 1965 na Rádio Centenário de Wenceslau Brás, com êxito total. Algum tempo depois, mudaram-se para Londrina, onde se profissionalizaram, passando a viver exclusivamente da arte.
Foram ouvidos por Zé Béttio, que ficou impressionado pelo estilo e afinação de vozes, sendo imediatamente contratados pela Rádio Record de São Paulo, para fazerem parte do elenco do Programa “Linha Sertaneja Classe A”.
Gravaram o primeiro disco em 1974. Apresentaram-se em shows, feiras e festas em diversos estados do país. Em 1981, lançaram mais um disco com uma vendagem antecipada de 80 mil cópias. Gravaram mais de 12 discos ao longo da carreira, com destaque, entre outras, para as composições “Eu Tô Voltando Mãe”, “Sorriso Mudo”, “Fim de Noite”, “É Inútil Tentar Esquecer”, “O Cara” e “Três Desejos”.
O grande sucesso da dupla foi a música “Fim de Noite”, regravada em 2004 pela dupla Milionário e José Rico. Outro sucesso da dupla foi a música “De Parede e Meia”, regravada pela dupla Teodoro e Sampaio.
Juliano morreu na manhã de 14 de setembro de 2006, colocando fim a dupla. Semana Que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração!
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.