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ARTIGOS
08/12/2023
O que te faz consumir algo?
Por que em questão de segundos você compra algo sem nem pensar se precisa? Boas estratégias são feitas para passarem despercebidas
O consumo antes do séc. XX era baseado na razão e no princípio da utilidade, se uma pessoa precisava de uma roupa (exemplo), ela estudava todos os valores e o mesmo produto nas concorrências e escolhia a mais barata e comprava, não sendo influenciado pelo setor da moda, ou comprava compulsivamente, mas fazia porque independente se a roupa seria estampada ou lisa, de qual ano ela havia sido confeccionada, não importava para a sua real necessidade, que era se vestir.
É muito comum ouvir pessoas falando que marketing é vender, enganasse, esse seria o modelo antigo, onde você consegue imaginar facilmente aquele vendedor empurrando os produtos para os clientes, porém, no novo modelo, vai além disso, ele está mais aplicado a psicologia, foi preciso com o passar dos séculos estudar de forma meticulosa sobre o comportamento humano, quais seriam suas necessidades. Surgindo a teoria comportamental, ela propõe que existe um grau de irracionalidade em todas as decisões em nossa vida, principalmente em compras, somos consumidores, compramos além da nossa necessidade.
O marketing é composto por três itens: mercado, mensagem e mídia. Independente se você vende um produto, um serviço ou uma ideia, precisa ter muito bem definido qual será seu mercado, qual será seu público. Além disso precisa saber qual a mensagem que quer passar, como quer se posicionar perante eles, entender o precisam de ajuda, e assim qual melhor canal para demonstrar que seu produto se encaixa perfeitamente com necessidades deles.
Após o período das guerras mundiais e da crise 29, foi preciso recriar estratégias
para que o consumo se mantivesse, muitos comportamentos foram mudados e as indústrias precisaram se reinventar para manter o consumo. Dedicaram-se a um Marketing que fosse mais voltado às emoções, que criasse o desejo, necessidade.
O Marketing sensorial é aquele que estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca, como uma cor, um ambiente, um cheiro específico, podemos observar essa técnica sendo usada nas propagandas de TV e nas redes sociais, em comerciais de comida, a fumaça saindo da comida demonstrando que acabou de ser feita, o barulho da bebida gelada caindo entre os cubos de gelo, nos dando a sensação de sede ao ver.
Mas além do que podemos perceber, o Marketing pode ser algo tão amplo e profundo, que há estudos e técnicas específicas para todas as áreas, uma delas é a colorimétrica que relaciona as cores com as sensações que trazem, conhecido como amarela significa luz, otimismo e alegria. Vermelho: raiva, paixão, desejo. Azul passa a mensagem de segurança, compreensão; O verde remete à natureza, transmite saúde e frescor.
Portanto, o que te faz consumir em segundos, é bom marketing, uma estratégia que foi desenvolvida e aperfeiçoada no decorrer dos séculos estudando o comportamento dos seres humanos e quando bem executada passa como imperceptível, porque não reparamos em nada disso quando estamos consumindo algo.
(*) Grupo: Ana Beatriz Almeida, Marcos Junior, Randson Silva, Sarah Santiago, Katielen Santos, Paulo Prates
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