
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
01/12/2023
Bandeira do Brasil
De 1822 a 1889 o Brasil teve uma Bandeira já com as características da atual.
Toda verde com um losango amarelo tendo no centro o escudo do Império do Brasil.
Com a proclamação da República o Brasil ostentou, no pequeno período de 15/11/1889 a 19/11/1889, uma bandeira listrada de verde e amarelo, no sentido horizontal com 7 listras verdes e 5 amarelas e no canto superior esquerdo um quadrado pequeno com 21 estrelas que simbolizavam os estados da época.
Em 18 de novembro de 1889 foi instituída a atual Bandeira com as modificações quanto às estrelas em função da criação de estados.
Há normas que todos os Brasileiros devem seguir quanto ao uso da Bandeira que está registrada como oficiais. Entre as normas oficiais estão vedadas o uso como ornamento, roupagens e em locais que não se revistam de caráter oficial.
Também nenhuma outra Bandeira de nação estrangeira poderá ser usada no Brasil sem que flutue ao seu lado direito de igual tamanho e, em posição de realce, a Bandeira do Brasil.
É dever de qualquer escola ensinar sobre a Bandeira do Brasil. Em todos os eventos, com a execução do Hino Nacional, todos em condições, devem se voltar para o local onde está a Bandeira do Brasil.
Com os feriados que ocorrem no mês de novembro não podemos nos esquecer que o Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira do Brasil “Páginas Cívicas” é um manual editado pelo SESI – Departamento Regional de São Paulo – Divisão de Educação e Cultura, uma fonte para ser explorada e usada por todos os Brasileiros.
(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve toda sexta-feira para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanircavicchioli36@gmail.com
Vanir Cavicchioli (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.