
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
24/10/2023
Música Sertaneja: Canário e Passarinho

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da dupla Canário e Passarinho. Esta pesquisa foi feita com a ajuda da jornalista e pesquisadora cultural Sandra Pericato.
Os irmãos Antônio Bérgamo (Canário) nasceu em 01 de agosto de 1934 e Pedro Bérgamo (Passarinho) em 29 de junho de 1936, ambos em Altinópolis-SP.
Família descendente de italianos, onde três irmãos de uma família casaram-se com com três irmãs de outra, sendo que um desses casais são os pais da dupla (Sr. Vitório e Dona Maria).
Desde pequenos gostavam de cantar, trabalhavam na lavoura e iniciaram a carreira cantando em festas na escola local, inicialmente com os nomes Canário e Canarinho.
E no ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do Segundo Torneio “Roda de Violeiros”, que se realizou na Rádio Clube de Orlândia-SP e, com o sucesso alcançado, decidiram seguir para a capital paulista onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros e, algum tempo depois, a jovem dupla se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa “Alvorada Cabocla”, apresentado pelo Nhô Zé.
E foi em São Paulo que eles gravaram 3 discos 78 rpm com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles em 1961, com as músicas “Adeus” e “Romaria Trágica”. Pouco tempo depois, Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois já havia na época uma dupla chamada “Curió e Canarinho”. E a dupla que passou a se chamar “Canário e Passarinho” gravou mais três discos 78 rpm, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP, na gravadora Continental.
Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de Melhor Dupla do Ano. Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música sertaneja raiz, tendo gravado cerca de 29 LP’s, alguns compactos, 6 discos 78 RPM, e alguns CD’s e 1 DVD em comemoração aos 50 anos de carreira.
Tendo sido uma dupla contemporânea da jovem guarda, Canário e Passarinho, em diversos shows até o início da década de 1970, costumavam fazer um “desafio” contra um cantor ou conjunto de “iê-iê-iê” (como era conhecido o “pop-rock” nos anos 1960, em alusão ao “yeah-yeah-yeah” dos Beatles) nas diversas cidades onde se apresentavam, tendo vencido quase todas as vezes.
Outro destaque de Canário e Passarinho são os programas que gravaram em estúdio próprio, distribuindo-os depois pelas diversas emissoras de rádio.
Canário e Passarinho continuam se apresentando e gravando seus discos, em ocasiões especiais, mantendo fidelidade ao estilo caipira raiz, e exibindo inclusive composições bem humoradas em seu repertório, além de interpretações virtuosísticas na viola e no violão. Seus maiores sucessos são: Gaiola de Ouro, A Missa, Herói Vencido, Chiquita Linda, Burrão Respeito, Cinzas do Passado, Esqueça Coração, o Lencinho, Vinte Namoradas, Relógio Velho, Mulher do Juca, Boêmio Triste, Barata Tonta, Mulher do Coração de Pedra, entre outros. Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa música sertaneja, grande abraço.
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.