
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
06/10/2023
Como as redes sociais influenciam nas vidas das pessoas
Redes sociais e o cotidiano
Sejamos sinceros, hoje em dia, quem não usa o facebook? Quem não usa o whatsapp para enviar mensagens, fotografias e fazer chamadas? O nosso mundo “virtual” mudou e temos de nos adaptar a esta nova realidade.
O surgimento da internet e das redes sociais provocaram uma grande mudança na vida das pessoas, onde elas na sua maior parte da vida registram e postam seus momentos para outras pessoas verem.
Os Impactos das redes sociais nas relações humanas
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte essencial da vida cotidiana para bilhões de pessoas em todo o mundo. Elas permitem a conexão instantânea com amigos, familiares e colegas, além de proporcionar uma plataforma para compartilhar momentos, opiniões e experiências. No entanto, o crescente uso dessas plataformas também tem gerado discussões sobre os impactos que elas têm nas relações humanas.
Atualmente, as pessoas passam mais tempo na internet do que se comunicando pessoalmente com outras pessoas. Um grande empecilho é para não se deixar serem levados pelo mundo virtual e se isolarem do mundo real, muitas vezes as redes sociais chegam a trazer problemas de relacionamento, comunicação e falta de tempo. Estudos Sociais sobre as tecnologias de informação e da comunicação (CETIC), realizaram uma pesquisa e, no entanto, detectou-se que a internet é uma ferramenta fundamental para a vida de muitas pessoas no mundo, pois vem ganhando espaço e principalmente sendo usados para acessarem as redes sociais, e também se comunicarem com parentes e amigos e utilizarem troca de informações.
Como as redes sociais podem ajudar um profissional?
Vejamos alguns pontos positivos e importante das redes sociais nas empresas:
·Comunicação fácil e rápida dentro da empresa
Em vez de se deslocar até a outra ponta do escritório para dar um recado ou demandar um novo serviço a um colega que está remoto, mandar uma mensagem pelo smartphone economiza tempo de trabalho e, inclusive, a energia para desempenhar atividades durante o expediente. Nesses momentos, utilizar aplicativos de mensagens instantâneas pode ser muito útil.
·Relaxar a mente durante uma pausa
Por maior que seja o amor pela profissão, muitas vezes o trabalho pode ser estressante. Insistir em terminar uma tarefa ou resolver uma crise durante muito tempo pode prejudicar resultados e, por isso, o ideal é fazer uma pausa. Nesses pequenos intervalos, olhar as redes sociais pode servir para distrair a mente e relaxar um pouco, fazendo com que, no retorno aos afazeres, o foco e a calma estejam recuperados após o momento de breve descanso.
Aquela olhadinha no feed entre uma tarefa e outra ou em intervalos como almoço e café, além de servir como uma distração que relaxa, pode ser um incentivo ao lado criativo de um colaborador.
Ver notícias sobre o que está acontecendo no dia ou checar aquela novidade que um amigo te enviou pode trazer insights capazes de ajudar a produzir de forma mais criativa e atualizada. Além disso, dependendo de sua área de atuação, manter-se atualizado com os vídeos e notícias do momento pode ser fundamental para profissionais que atuam com blogs, notícias e Marketing Digital, para não perder o “timing” de atuação.
Não podemos esquecer também, os pontos negativos que as redes sociais nos trazem. Alguns deles são:
·Distração
Durante a realização de uma tarefa no ambiente de trabalho, as notificações recebidas que acendem e apagam na tela do smartphone constantemente podem ser uma distração e tanto. Por isso, desativar as notificações ou colocar o aparelho em modo silencioso pode ser muito útil para manter a concentração e o foco durante os afazeres.
·Deixar para depois
Ficar distraído com um conteúdo muito interessante, visto durante aquela avaliada no feed, pode te deixar preso nele durante muito tempo, fazendo com que você adie suas tarefas. Respeitar prazos estabelecidos para a sua atividade dentro da empresa é de extrema importância, então redobre a atenção!
·Compromete a qualidade do seu trabalho
Você pode até achar que consegue conciliar as consultas às redes sociais com os afazeres do trabalho, mas, muitas vezes, a qualidade de seus resultados pode ter sido comprometida e isso pode ter passado despercebido. Então, evitar responder mensagens imediatamente ou olhar as notificações durante a realização de uma tarefa é o ideal para manter o foco total no serviço.
·Perda de conexão com o mundo real
Tudo o que é feito com muita frequência acaba caindo na rotina e virando costume. Ficar muito tempo on-line pode fazer com que o profissional se habitue ao contato virtual e passe a ter algumas dificuldades para conviver e lidar com situações, pessoalmente, dentro da empresa. Equilibre o tempo dedicado às redes sociais e não corra o risco de não saber como reagir a um feedback de um chefe ou resolver demais questões corporativas.
Bibliografia Consultada
https://www.wizard.com.br/carreira/redes-sociais-no-ambiente-e-mercado-de-trabalho pros-e-contras/
https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/07/22/os-pontos-positivos-e negativos-das-redes-sociais.html
https://vestibular. brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/3113
https://meuartigo. brasilescola.uol.com.br/comunicacao-marketing/redes-sociais-usos-e aspectos-nas-empresas.htm
(*) Material produzido pelos alunos da FUNEPE: Amanda Gabriela do Nascimento Martins, Eduardo Taveira, Maria Fernanda Talassi Rodrigues, Mariana Scarso Cordeiro, Eduardo de Campos Castilho, Leonardo Belan, Lucas Finassi. Projeto de Extensão Curricular Comunicast - Cursos de Administração, Contábeis e Engenharia Agronômica
Material produzido pelos alunos da FUNEPE (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.