Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

26/09/2023

Música Sertaneja: Bambico

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre o cantor e Instrumentista Bambico, agradecendo nossa amiga Sandra Periparo pelo apoio e pesquisas.
Domingos Miguel dos Santos (Bambico) nasceu em Taciba-SP, no dia 22 de junho de 1944. Filho do Sr. Miguel José dos Santos e de D. Emília Angélica de Jesus.
Bambico foi sem dúvida um verdadeiro artista nas artimanhas dos ponteios. Esse jovem violeiro foi de fundamental importância na criação do rítmo do pagode de viola.
Na segunda metade dos anos de 1960, formou dupla com Bambuê, com quem gravou dois LPs, “Viola e Violão” e “É Fogo no Fogo”. 
Em 1980, formou, com João Mulato, a dupla João Mulato e Douradinho, gravando os LPs “Saudade de um Amor Passado” e “Meu Reino Encantado”. Tocou viola caipira em discos de Tião Carreiro, para quem criou introduções para diversos pagodes, e também em discos da dupla Jacó e Jacozinho.
Em 1969, teve suas primeiras composições gravadas pela dupla Jacó e Jacozinho: “Doce de Coco” e “Chuva de Arroz”, parcerias com Moacyr dos Santos. 
Em 1979, lançou o LP solo “Função de Violeiro”, pela Chantecler. Como compositor, seu principal parceiro foi Moacyr dos Santos, tendo músicas gravadas por várias duplas.
Faleceu em 31 de julho de 1982, com apenas 38 anos de idade.
Amigos, semana que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração.

 

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade