
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
27/08/2023
27 de Agosto: Dia do Psicólogo

Neste dia 27 de Agosto comemora-se o dia do Profissional da Psicologia, o Psicólogo e, pensando nisso, trazemos a Psicóloga Luciane Furlan para falar sobre a importância em cuidar da saúde mental e o poder do autoconhecimento.
Há alguns anos a Psicologia vem ganhando mais força e mais espaço na sociedade. Sua importância vem sendo reconhecida, principalmente como papel fundamental na saúde das pessoas, o que reflete em qualidade de vida para toda a sociedade.
O psicólogo estuda a mente humana, proporcionando o autoconhecimento e, algumas vezes, dissipando o sofrimento e trabalhando com o cliente/ paciente traços positivos, nos quais permaneciam adormecidos em cada ser humano.
Não se tratam de conversas, conselhos, porém, compreender por meio de intervenções psicológicas, como é possível contribuir para a melhoria do bem-estar de cada indivíduo e das comunidades às quais estão inseridos. Atuando desde a prevenção aos transtornos mentais comuns; até ao acolhimento aos indivíduos em situação de emergência psicológica.
O que faz o psicólogo?
O psicólogo não atua apenas em consultório particular. O campo de atuação do Psicólogo é amplo e interage com uma diversidade de segmentos da sociedade.
Estes profissionais estão presentes nas escolas, hospitais, penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes, empresas, entre outras diversas áreas.
Em cada uma destas, o psicólogo utiliza o seu conhecimento sobre a psique humana para compreender os padrões de comportamento e de pensamento que podem fazer com que as pessoas possam estar em sofrimento, sendo possível cuidar ou prevenir transtornos mentais.
Qual idade é possível iniciar atendimento com psicólogo?
A idade apropriada para as crianças iniciarem a psicoterapia com Psicólogo é a partir dos três anos de idade. É provável, que as crianças, muitas vezes, não consigam expor aos cuidadores a respeito de suas dores e aflições, SIM! Crianças sentem angústias, tristezas e aflições. Contudo, é de extrema importância buscar ajuda profissional quando perceber diferença no comportamento da criança. É, de fato, uma demonstração de preocupação com a saúde mental e o desenvolvimento da criança. O psicólogo pode ajudá-lo a entender sentimentos e emoções por meio de técnicas próprias da psicoterapia. Lembrando que tudo o que ocorre na infância, muitas vezes, não fica apenas na infância! Pode ocasionar sofrimento quando não é cuidado, olhado! Muitos sofrimentos podem ser evitados na infância, adolescência e vida adulta quando proporcionando atenção e cuidado necessário!
(*) Psicóloga Luciane Furlan - CRP: 06/120663. Contato: (18) 99655 7271
Luciane Furlan (*)
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
- O derretimento do governo Lula
- A religião é o ópio do povo?
- Música Sertaneja: história da música Ana Rosa
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.